Jornal de Angola

PRISÃO PARA SUSPEITOS DE TENTATIVA DE GOLPE

-

Um tribunal de São Tomé e Príncipe decretou ontem a prisão preventiva para os cinco suspeitos de tentarem sequestrar o Presidente de São Tomé e o líder do Parlamento, bem como assassinar o primeiro-ministro, disse à Lusa fonte judicial.

Os cinco arguidos são três cidadãos espanhóis e dois são-tomenses que, segundo o Governo, “actuavam no país como mercenário­s” e tinham em posse “material bélico, facas de mato, granadas, binóculos e óculos de visão nocturna e uniformes estrangeir­os com distintivo­s nacionais”.

O juiz de instrução criminal, António Bonfim Gentil, decretou a medida de coação mais gravosa para os cinco arguidos por considerar que uma eventual libertação dos mesmos sob termo de identidade e residência “poderia embaraçar a recolha de mais elementos de prova para o processo”. Os cinco arguidos estão a ser defendidos por quatro advogados que se recusaram a falar sobre a decisão do tribunal, mas que lamentaram o “tratamento” dado aos detidos que “roça a violação dos direitos humanos” por parte dos elementos de segurança. Um dos advogados que estava ao serviço do consulado de Espanha na capital são-tomense lamentou também o facto de, apesar da autorizaçã­o do juiz, os seguranças não terem permitido que conversass­e com os detidos espanhóis, cujas famílias deveriam “ser postas ao corrente da situação em que eles se encontram em São Tomé e Príncipe”.

Na quarta-feira, em comunicado, o Governo são-tomensalie­ntoua gravidade situação e dos actos perpetrado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola