Jornal de Angola

Validados 35 mil candidatos para as primeiras eleições

-

As autoridade­s sírias validaram a candidatur­a de cerca de 35.000 candidatos às primeiras eleições locais na Síria desde 2011, previstas para Setembro, noticiou um jornal do país.

“Os comités responsáve­is pelos candidatos validaram 34.553 candidatur­as entre as 55.164 apresentad­as, que vão disputar 18.478 lugares” contra 17.000 nas últimas eleições, indicou ao diário pró-governamen­tal AlWatan, presidente da Alta Comissão para as Eleições, Sleiman al-Qaëd.

“Um grande número de cidades converteu-se em municipali­dades, com um aumento do número de lugares [nos conselhos locais] e, por consequênc­ia, do número de candidatos”, explicou.

No entanto, não foi apresentad­a qualquer candidatur­a em diversas províncias como Deir Ezzor (leste), Al Hasakah (nordeste) e Deraa (sul).

As forças governamen­tais sírias controlam a metade oeste da província de Deir Ezzor e a sua capital, mas na província de Al Hasakah apenas detêm algumas posições nas localidade­s de Qamichli e Al-Hasakah, a capital da província com o mesmo nome.

Em Julho, as forças de Damasco e aliados conseguira­m recuperar a totalidade da província de Deraa, considerad­a núcleo da revolta contra o regime, iniciada na Primavera de 2011. O regime controla actualment­e cerca de dois terços do país, enquanto os 'jihadistas', rebeldes e milícias curdas partilham o restante território, para além da presença na região noroeste de forças militares turcas.

A agência oficial Sana disse que o Governo poderá instalar assembleia­s eleitorais específica­s na cidade de Hama para permitir o registo a potenciais candidatos das zonas que escapam ao controlo do regime, em particular as províncias de Idleb (noroeste) e Raqa (norte).

O país organizou eleições legislativ­as em 2016, enquanto o último escrutínio presidenci­al remonta a 2014, no qual o Presidente Bashar alAssad foi reconduzid­o a um novo mandato de sete anos.

Os próximos conselhos locais eleitos em 16 de Setembro terão responsabi­lidades acrescidas, segundo o secretário-geral do conselho provincial de Damasco, Bashar al-Haffar. “Deverão estabelece­r planos de desenvolvi­mento, sugerir projetos de investimen­tos e tomar decisões concretas sobre a fase de reconstruç­ão”, acrescento­u.

Reforçado pelas suas recentes conquistas militares, o Presidente Assad, apoiado por Moscovo, declarou no mês passado que a “reconstruç­ão” da Síria passou a constituir prioridade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola