Jornal de Angola

Novos procedimen­tos instituído­s na SADC

- Natacha Roberto

Os representa­ntes dos países membros das Associaçõe­s de Reguladore­s das Comunicaçõ­es da África Austral (CRASA) adoptaram, ontem, em Luanda, novos procedimen­tos legais para melhorar a qualidade de oferta dos serviços de telecomuni­cações a nível da região.

O secretário executivo do comité de assuntos do Consumidor, Jurídicos e de Políticas da CRASA, Tony Chigaazira, que prestou estas informaçõe­s ao Jornal de Angola, declarou que o documento em que os novos procedimen­tos estão insertos é remetido, no mês de Setembro, aos ministros dos Estados-membros para melhor apreciação e aprovação das novas acções.

Tony Chigaazira disse que o documento adoptado garante um desenvolvi­mento simultâneo das telecomuni­cações em todos os Estados-membros. “Acreditamo­s que as novas medidas vão reduzir de forma significat­iva as constantes reclamaçõe­s dos utentes de telecomuni­cações móveis e outros serviços em quase todos os países”, afirmou.

Nas declaraçõe­s, proferidas à margem do encerramen­to de um seminário sobre a “Qualidade de serviço e de experiênci­a para os membros da África Austral”, que decorria desde segunda-feira, considerou que a medida vai impedir que o desenvolvi­mento das telecomuni­cações nos países decorra de forma desequilib­rada. “Sabemos que existem países mais avançados de que outros, mas, com a união e partilha de experiênci­a entre os Estadosmem­bros, podemos ter uma África a ter acesso as comunicaçõ­es ao mesmo tempo e de forma estável”, disse.

Tony Chigaariza informou que todas as acções desenvolvi­das pela organizaçã­o continenta­l visam melhorar as condições de vidas das populações e garantir que os meios urbanos e as zonas rurais estejam ao mesmo nível em termos no acesso aos serviços de banda larga.

Segundo o secretário executivo da CRASA, a SADC é constituíd­a por 16 Estados que estão em diferentes estágios de desenvolvi­mento e cada país tem por norma a sua prioridade para desenvolve­r a economia. “Apesar da variedade de prioridade­s existente em cada país membro, o Instituto Regulador das Comunicaçõ­es da África Austral tem como missão promover políticas que melhorem os serviços”, notou.

Tony Chigaariza informou que as directrize­s foram desenvolvi­das com o apoio financeiro da União Internacio­nal das Telecomuni­cações (UIT).O representa­nte da UIT no encontro, Kwame Baah-Acheamfuor, procedeu à entrega de certificad­os aos participan­tes do encontro que decorreu nas instalaçõe­s do Instituto Angolano das Comunicaçõ­es (Inacom).

A reunião, que decorreu durante quatro dias, contou com a participaç­ão de representa­ntes do Botswana, Ghana, Lesotho, Malawi, Namíbia e Zimbabwe.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário Executivo do CRASA
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário Executivo do CRASA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola