Jornal de Angola

Ponderada subvenção ao combustíve­l agrícola

- André dos Anjos | Luena

O chamado “gasóleo verde”, combustíve­l subvencion­ado pelos Estados para fins agrícolas, está entre as medidas que estão a ser equacionad­as pelo Executivo para a redução dos custos de produção no sector da Agricultur­a, admitiu, na cidade do Luena, o ministro do Estado para o Desenvolvi­mento Económico e Social.

Manuel Nunes Júnior referiu a redução de custos na abertura do Iº Conselho Consultivo do Ministério da Agricultur­a e Florestas, no que se tornou num dos mais importante­s debates que ocorreram no encontro que ontem encerrou no Luena.

Integrada, entre outros mercados, na Comunidade da África Austral (SADC), Angola quer ver os seus produtos agro-pecuários a competir com os produzidos em geografias da região.

Frequentem­ente associados aos elevados custos de produção agrícola no país, os preços dos combustíve­is em Angola são apontados como um dos factores que mais contribuem para os elevados custos de produção, que encarem o consumo.

Tendo em conta o grau de intervençã­o financeira do Estado na comerciali­zação e distribuiç­ão de combustíve­is, diversas organizaçõ­es agrícolas e afins têm vindo a pressionar as autoridade­s para a criação de subsídios nos combustíve­is destinados à agricultur­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola