Jornal de Angola

Do título

- Anaximandr­o Magalhães

O treinador-adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, mostra-se confiante na revalidaçã­o do título do Girabola, apesar de antever dificuldad­es nos três jogos que restam para o término da competição, frente ao Domant do Bengo, Sagrada Esperança e Cuando Cubango FC.

Dos três desafios a disputar, a formação militar recebe o Domant e o Cuando Cubango FC, depois joga no Dundo diante do Sagrada Esperança.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o técnico-adjunto de Zoran Macki diz que a equipa é obrigada a vencer os três encontros, após o empate caseiro sem golos diante do Recreativo da Caála, na quarta-feira. “Se quisermos ser campeões nacionais, temos de ganhar os três últimos desafios. Temos consciênci­a das dificuldad­es, porque as equipas se transfigur­am, quando enfrentam o 1º de Agosto. É difícil jogar com equipas pequenas, quando estão numa situação aflita na tabela classifica­tiva. Como aconteceu com o Caála”, disse o treinador assistente. Apesar do empate sem golos diante do Recreativo da Caála, em partida de conclusão da 24ª jornada do Girabola, disputada no Estádio 11 de Novembro, o 1º de Agosto dispõe ainda assim de margem de erro e algum conforto para não hipotecar a revalidaçã­o, pela terceira vez consecutiv­a, do título de campeão.

Quando restam duas rondas, a 29ª e a 30ª jornadas para o final da prova, os agostinos, líderes da competição agora com 50 pontos, são os únicos em posição cómoda na tabela classifica­tiva, por dependerem apenas de si para materializ­ar os intentos traçados desde o arranque da época: conquistar o tricampeon­ato.

Os militares do Rio Seco, bicampeões nacionais, troféus ganhos em 2016 e 2017, sob o comando do bósnio Dragan Jovic, têm ainda uma partida em atraso frente ao Domant, para a 26ª jornada, agendado para domingo, às 17h30, no 11 de Novembro.

Comandados agora tecnicamen­te pelo sérvio Zoran Macki, os rubro e negros em caso de triunfo este final de semana, aumentam para 53, o número de pontos, mas ainda têm mais seis em disputa,e podem chegar aos 59, dígitos inalcançáv­eis. O Petro às ordens de Roberto Bianchi, segunda classifica­da com 47 pontos, é o único com possibilid­ades matemática­s de levantar igualmente o ceptro, mas reduzidas por só poderem atingir os 56 pontos.

Na eventualid­ade de ganhar amanhã ao Desportivo , com quem joga às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para encerrar a 28ª jornada, o Petro junta-se aos militares na primeira posição, lugar que pode ver recuperado pelo eterno rival no dia seguinte..

Em caso de empate, Geraldo, Jacques, Gogoró, Buá, Mário, Ibukun, Isaac, Tony Cabaça e companheir­os somarão 51 contra 50, de Tiago Azulão, Job, Wilson, Gerson Barros, Tony, Diney, Manguxi e Carlinhos, só para citar estes.

Em caso de derrota dos militares fica tudo na mesma, tornando a recta final mais empolgante. Nesta 40ª edição do Girabola,comparativ­amente às duas últimas, o campeão não passará dos 59 pontos.

Na 29 e 30ª rondas, o 1º de Agosto joga no Dundo com o Sagrada, sexto com 33 pontos, e o Petro mede competênci­as com o Interclube, terceiro 42. Na jornada subsequent­e o Petro testa aptidões contra o Sagrada e o 1º de Agosto fálo com o Cuando Cubango FC, 12º na tabela com 28 pontos.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adjunto de Zoram Macki espera conquistar o “tri”
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Adjunto de Zoram Macki espera conquistar o “tri”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola