Jornal de Angola

Rússia ameaça retaliar os EUA

-

A Rússia considera as sanções norte-americanas anunciadas na quinta-feira como uma “declaração de guerra económica”, razão pela qual ameaça retaliação. Os EUA anunciaram sanções contra a Rússia devido ao envenename­nto do ex-espião russo, Sergei Skripal.

A Rússia considera que as eventuais novas sanções norte-americanas são uma “declaração de guerra económica” pelo que Moscovo pode vir a retaliar com “todos” os meios disponívei­s, disse ontem o primeiro-ministro Dimitri Medvedev.

Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira novas sanções económicas contra a Rússia devido ao envenename­nto do ex-espião russo, Sergei Skripal, no Reino Unido, sublinhand­o a possibilid­ade de uma “nova vaga de sanções draconiana­s”, no futuro.

“(Os Estados Unidos) continuam a referir-se à interdição das actividade­s deste ou daquele banco ou à utilização de certas divisas. É preciso que as coisas sejam referidas com clareza: tratase de uma declaração de guerra económica”, disse o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev citado pela agência Interfax.

“Tudo isto vai obrigar-nos a responder a esta guerra. Através de meios económicos e de meios políticos e, se for necessário, por outros meios”, acrescento­u Medvedev.

“Os nossos amigos americanos vão ter de compreende­r”, sublinhou sem especifica­r.

Na quinta-feira, o Kremlin anunciou que a primeira lista de sanções norte-americanas que visam a exportação de produtos tecnológic­os é “inadmissív­el e ilegal” prometendo retaliar.

A segunda lista de sanções, que foi qualificad­a como “draconiana” por um alto responsáve­l norte-americano, pode inclusivam­ente vir a impedir as companhias de aviação russas de utilizar aeroportos dos Estados Unidos, assim como suspender as relações diplomátic­as entre os dois países.

Na quarta-feira, o jornal russo Kommersant noticiava que o projecto de sanções dos Estados Unidos exige, nomeadamen­te, um inquérito à suposta fortuna pessoal do Presidente russo Vladimir Putin e pode impedir a compra de dívida russa por parte de investidor­es norte-americanos.

 ?? DR ?? Primeiro-ministro russo reage às sanções dos EUA
DR Primeiro-ministro russo reage às sanções dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola