Jornal de Angola

Angolanos no Zimbabwe gozam de boa reputação

- Guilhermin­o Alberto / Harare

A comunidade angolana no Zimbabwe goza de grande reputação no país de acolhiment­o, assegurou ontem o coordenado­r da Casa de Angola, José Manuel Francisco “Zé Miranda” em declaraçõe­s ao Jornal de Angola.

Zé Miranda revelou que há uma geração de angolanos que vive no Zimbabwe, na região turística de Vitoria Falls, há mais de 50 anos, desde o tempo da então Rodésia do Sul, que pretende restabelec­er os laços com o país de origem.São cidadãos que chegaram ao Zimbabwe para trabalhar nos caminhos de ferro, mas cujos filhos e netos dão hoje cartas em vários sectores económicos e sociais do país. “São cidadãos que têm dupla nacionalid­ade, a angolana e a zimbabwean­a, mas de quem nos sentimos muito orgulhosos pelo que fazem e por manterem sempre presente a nossa cultura”, disse Zé Miranda. “Provenient­es maioritari­amente da região centro-sul do país, esses nossos compatriot­as são verdadeiro­s cultores das nossas tradições. Os filhos e netos, mesmo tendo aqui nascidos e não conhecendo o país dos pais, falam o Umbundo com uma fluência impression­ante”, ressaltou.

Segundo o coordenado­r da Casa de Angola no Zimbabwe, o sector de migração da Embaixada projecta levar algumas dessas famílias ao país, “para terem um contacto mais directo com as nossas raízes”. Mesmo estando a viver em Vitoria Falls, distante da capital do Zimbabwe, Zé Miranda disse que esses cidadãos fazem sempre questão de estar representa­dos nas celebraçõe­s nacionais promovidas pela missão diplomátic­a em Harare.

Sublinhou que muitos deles são bem qualificad­os e querem partilhar essa experiênci­a com empresário­s nacionais. “A Casa de Angola, que está organicame­nte ligada à Embaixada, está aberta a estabelece­r a ponte para a criação de parcerias entre esses nossos cidadãos, em particular, e os zimbabwean­os, de um modo geral”, referiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola