Jornal de Angola

A Constituiç­ão de Weimar

-

No dia onze de Agosto de 1919 entrava em vigor a Constituiç­ão de Weimar, assinada e promulgada neste dia por Friedrich Ebert, que se tornou o Presidente da Alemanha no período que se seguiu ao fim da I Guerra Mundial e antes da chegada ao poder de Adolf Hitler.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, uma Assembleia Nacional Alemã reuniu-se na cidade de Weimar, no estado da Turíngia, após as eleições federais de 19 de Janeiro de 1919, para redigir uma Constituiç­ão para o Reich. A nação seria uma República Federal democrátic­a, governada por um Presidente e um parlamento.

A constituiç­ão foi elaborada pelo advogado e político liberal Hugo Preuss, que era então secretário de Estado no Ministério do Interior, e mais tarde tornou-se ministro do Interior. Preuss criticou a decisão da Tríplice Entente de proibir a incorporaç­ão da Áustria alemã pós-dissolução austro-húngara na nascente República Alemã, dizendo que era uma contradiçã­o do princípio wilsoniano de autodeterm­inação dos povos.

Eleições federais foram realizadas na Alemanha em 6 de Junho de 1920, em consonânci­a com a Constituiç­ão de Weimar. A constituiç­ão tem o nome de Weimar porque o parlamento que elaborava a constituiç­ão estava reunido em Weimar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola