Son­da Par­ker a ca­mi­nho do Sol

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

A agên­cia es­pa­ci­al nor­te­a­me­ri­ca­na NASA lan­çou on­tem, a par­tir da ba­se de Ca­bo Ca­na­ve­ral (Fló­ri­da), a pri­mei­ra son­da que vai es­tar mais per­to do Sol, de­pois de um adi­a­men­to no sá­ba­do por pro­ble­mas téc­ni­cos

O lan­ça­men­to da son­da Par­ker So­lar acon­te­ceu pe­las 03:31 lo­cais (08:31 em Lu­an­da), co­mo es­ta­va pre­vis­to.

Ini­ci­al­men­te, pre­via-se que a des­co­la­gem fos­se no sá­ba­do, mas a NASA aca­bou por adi­ar pa­ra on­tem de­vi­do a um pro­ble­ma de pres­são re­la­ci­o­na­do com as bo­ti­jas de hé­lio.

Re­sol­vi­do es­te pro­ble­ma, e com con­di­ções me­te­o­ro­ló­gi­cas 95 por cen­to fa­vo­rá­veis, o lan­ça­men­to ocor­reu co­mo es­ti­ma­do. Apon­ta­da pa­ra che­gar em No­vem­bro, a son­da te­ve, ao to­do, três lan­ça­men­tos, to­dos re­mar­ca­dos por ra­zões téc­ni­cas. Es­te se­rá o en­ge­nho hu­ma­no mais rá­pi­do de sem­pre.

Pe­la pri­mei­ra vez, a NASA deu a uma son­da o no­me de uma pes­soa ain­da em vi­da, nes­te ca­so o as­tro­fí­si­co nor­te­a­me­ri­ca­no Eu­ge­ne Par­ker, de 91 anos.

Par­ker é o “pai” do con­cei­to de ven­to so­lar que a son­da se pro­põe ob­ser­var mais a fun­do, ao “vi­a­jar” até bem per­to da co­roa do Sol, a ca­ma­da mais ex­ter­na da at­mos­fe­ra da es­tre­la, mais quen­te do que a sua su­per­fí­cie e de on­de “sa­em” par­tí­cu­las ener­gé­ti­cas, so­bre­tu­do elec­trões e pro­tões. Com o ta­ma­nho de um pe­que­no car­ro, a “Par­ker So­lar Prob” tem uma “es­pe­ran­ça de vi­da” de se­te anos. O seu es­cu­do tér­mi­co, fei­to à ba­se de car­bo­no, per­mi­te-lhe re­sis­tir a tem­pe­ra­tu­ras su­pe­ri­o­res a mil graus Cel­sius na sua mai­or apro­xi­ma­ção ao Sol.

A son­da vai “na­ve­gar” pe­la at­mos­fe­ra do Sol apro­vei­tan­do a “ja­ne­la de opor­tu­ni­da­de” da­da pe­la gra­vi­da­de de Vé­nus, o se­gun­do pla­ne­ta mais pró­xi­mo do “as­tro-rei”.

O apa­re­lho vai apro­xi­mar-se da su­per­fí­cie do Sol co­mo nun­ca an­tes uma son­da o fez, per­mi­tin­do ob­ter as ob­ser­va­ções mais pró­xi­mas de uma es­tre­la.Na ór­bi­ta fi­nal pe­lo Sol, a son­da vai vi­a­jar a 696 mil qui­ló­me­tros por ho­ra, o que a tor­na­rá no ob­jec­to fei­to por hu­ma­nos mais rá­pi­do de sem­pre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.