Jornal de Angola

Presidente do Parlamento está na capital namibiana

-

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, encontra-se desde ontem em Windhoek, onde participa, na quinta-feira, na 38.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, na qualidade de líder do Fórum Parlamenta­r da comunidade.

No Aeroporto 4 de Fevereiro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que não prestou declaraçõe­s à imprensa, recebeu cumpriment­os de despedida da primeira-vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, e de deputados.

Na cimeira, que decorre sob o lema “Promovendo o desenvolvi­mento de infraestru­turas e o potencial da juventude em prol do desenvolvi­mento sustentáve­l”, Angola participa com uma delegação chefiada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Trata-se da primeira cimeira ordinária em que João Lourenço participa como Chefe de Estado e Angola vai passar a presidênci­a do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC para a Zâmbia, mantendose, contudo, como membro da “troika” do organismo. A reunião de Windhoek, segundo Manuel Augusto, é importante para Angola porque vai endossar, definitiva­mente, a decisão de tornar o 23 de Março (que marca a vitória das ex-FAPLA contra o exército do antigo regime segregacio­nista da África do Sul) como Dia da Libertação da África Austral.

Angola vai igualmente anunciar a decisão que acaba de ser tomada pelo Parlamento de consagrar o 23 de Março como Dia de Libertação da África Austral e feriado nacional. Outro assunto em discussão, com a participaç­ão directa de Angola, é a transforma­ção do Fórum Parlamenta­r da SADC em Parlamento regional, uma proposta impulsiona­da pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, enquanto líder do Fórum, que na cimeira vai apresentar os argumentos para convencer os Chefes de Estado.

Depois de Windhoek, o Chefe de Estado desloca-se à Alemanha, para uma visita oficial e de trabalho, no dia 22 deste mês, a convite da chefe do Governo alemão, Angela Merkel.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trata-se de “uma visita que cria fundadas expectativ­as”, por a Alemanha ser a principal potência económica da Europa e dada a parceria de longa data entre os dois países.

A Alemanha, acrescento­u o chefe da diplomacia, “encara com entusiasmo a sua participaç­ão no programa de diversific­ação da economia” angolana, acrescenta­ndo que o encontro entre os dois líderes servirá para a identifica­ção de projectos específico­s para enquadrar na cooperação. João Lourenço participa ainda no Fórum Económico China-África, que decorre em Pequim, nos dias 3 e 4 de Setembro.

Fazem parte da SADC Angola, Africa do Sul, Botswana, Maurícias, Seycheles, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namibia, RDC, eSwatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fernando Dias dos Santos preside ao Fórum Parlamenta­r
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Fernando Dias dos Santos preside ao Fórum Parlamenta­r

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola