Mi­lha­res de tu­ni­si­nos con­tra re­for­mas so­ci­ais

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

Mi­lha­res de pes­so­as ma­ni­fes­ta­ram-se on­tem, em Tu­nes, ca­pi­tal da Tu­ní­sia, con­tra as re­for­mas so­ci­ais pro­pos­tas por uma co­mis­são pre­si­den­ci­al, que in­clu­em a igualdade de di­rei­tos de he­ran­ça en­tre mu­lhe­res e ho­mens e a des­pe­na­li­za­ção da ho­mos­se­xu­a­li­da­de.

“De­fen­de­re­mos o Is­lão com o nos­so san­gue”, gri­ta­ram os ma­ni­fes­tan­tes, ho­mens e mu­lhe­res, em­pu­nhan­do o Al­co­rão, li­vro sa­gra­do dos mu­çul­ma­nos. Os ma­ni­fes­tan­tes res­pon­de­ram ao ape­lo de um co­lec­ti­vo, au­to-in­ti­tu­la­do “Co­or­de­na­ção Na­ci­o­nal pa­ra De­fen­der o Al­co­rão e a Cons­ti­tui­ção”, que agre­ga re­pre­sen­tan­tes re­li­gi­o­sos e uni­ver­si­tá­ri­os e per­so­na­li­da­des pró-is­la­mi­tas. “Vi­mos de­fen­der os prin­cí­pi­os da nos­sa re­li­gião”, dis­se Far­rah, uma ma­ni­fes­tan­te de 22 anos, em de­cla­ra­ções à AFP. “Que­rem mu­dar os pi­la­res do Is­lão”, pro­tes­tou Mokh­tar Ab­der­rah­man, um ma­ni­fes­tan­te de 60 anos. Em Ju­nho, a Co­mis­são pa­ra as Li­ber­da­des In­di­vi­du­ais e a Igualdade, for­ma­da há um ano pe­lo Pre­si­den­te Be­ji Caid Es­seb­si, propôs uma sé­rie de re­for­mas pa­ra as leis so­bre a igualdade de di­rei­tos ins­cri­ta na Cons­ti­tui­ção des­de 2014. En­tre as pro­pos­tas es­tá a igualdade de di­rei­tos na he­ran­ça pa­ra mu­lhe­res e ho­mens, en­quan­to a lei ac­tu­al, apoi­a­da no Al­co­rão, pre­vê que um ho­mem her­de o do­bro da mu­lher com o mes­mo ní­vel de pa­ren­tes­co.

Após me­ses de en­con­tros com a so­ci­e­da­de ci­vil e os par­ti­dos po­lí­ti­cos, a co­mis­são propôs igual­men­te a des­pe­na­li­za­ção da ho­mos­se­xu­a­li­da­de e a abo­li­ção da pe­na de mor­te, re­for­mas sau­da­das pe­los de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos. A co­mis­são ga­ran­te que as pro­pos­tas não co­li­dem com “a es­sên­cia do Is­lão”. Pa­ra ho­je, es­tá pre­vis­ta uma ma­ni­fes­ta­ção a fa­vor das re­for­mas pro­pos­tas, igual­men­te em Tu­nes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.