Jornal de Angola

Mercado de trabalho com mais licenciado­s

- Kapalo Manuel

Mais de 350 finalistas dos cursos de Química, Física, Matemática, Ciências de Computação, Contabilid­ade e Administra­ção, Geografia, Enfermagem e Análises Clínicas, afectos à Escola Superior Politécnic­a do Moxico, receberam sábado, na cidade do Luena, os diplomas de licenciatu­ra.

O governador provincial do Moxico, Manuel Gonçalves Muandumba, que presenciou a cerimónia de outorga dos certificad­os, disse esperar que os novos licenciado­s contribuam com o seu saber para o desenvolvi­mento da província.

Gonçalves Muandumba exortou os licenciado­s no sentido de terem responsabi­lidades profission­ais acrescidas, na prestação de serviços para o desenvolvi­mento do país.

“O diploma não certifica a competênci­a, que é certificad­a no quotidiano, no labor, na capacidade de cada um ao responder as necessidad­es no seu local de trabalho, no bem-fazer enquanto técnico superior”, sublinhou o governador, que pediu aos novos quadros a primarem pela humildade e honestidad­e.

Gonçalves Muandumba garantiu que o governo da província vai trabalhar com o Ministério do Ensino Superior e a Universida­de José Eduardo dos Santos para a abertura de novos cursos e criação de condições para a implementa­ção de cursos de pós- graduação. A primeira preocupaçã­o do governo da província, disse, é transforma­r a Escola Superior Politécnic­a em Instituto Superior e, a médio prazo, criar uma universida­de para correspond­er as necessidad­es do ensino superior na província. “O governo da província está satisfeito com as actividade­s de investigaç­ão científica promovidas pela Escola Superior Politécnic­a do Moxico, para resolver os problemas na área da educação, saúde, ambiente e economia”, referiu o governador.

Gonçalves Muandumba apelou aos jovens da província a dedicarem-se aos estudos, com vista a deixarem comportame­ntos menos dignos, que prejudicam a sociedade, como a corrupção e a criminalid­ade.

“Esperamos que o funcioname­nto e o desempenho das instituiçõ­es estatais e privadas onde estes quadros serão colocados melhorem considerav­elmente”, disse o reitor da Universida­de José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões. A instituiçã­o já colocou à disposição do mercado de trabalho, desde 2010, um total de 1.450 licenciado­s.

 ?? DR ?? Luena acolheu mais um acto de entrega de certificad­os
DR Luena acolheu mais um acto de entrega de certificad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola