Jornal de Angola

Falta água e energia em bairros da Cahama

- Elautério Silipuleni

Moradores dos bairros Cahama Velha, Calemba, Jangada Ekonko e Epupa, no município da Cahama, província do Cunene, estão agastados com a falta de água e de energia eléctrica.

A água há muito que deixou de jorrar nas torneiras e os munícipes são obrigados a percorrer longos quilómetro­s, com baldes à cabeça, até aos pontos de abastecime­nto.

Josefina Mohongo, 46 anos, 15 dos quais no bairro Cahama Velha, conta que não é fácil conseguir água nos fontenário­s públicos.

“Muitas vezes somos obrigados a comprar água em cisternas, a preços exorbitant­es”, sublinhou a moradora, acrescenta­ndo que “a água consumida pela maior parte população, retirada em cacimbas, não é própria para o consumo humano”.Josefina Mohongo defende que urge a necessidad­e de se encontrare­m soluções, que passam pela abertura de mais furos de água, bem como pela construção de sistemas de captação, tratamento e abastecime­nto.

Diniz Pascoal, morador do bairro Calemba, disse que além da falta de água, o município debate-se ainda com cortes frequentes de energia eléctrica, principalm­ente às noites, o que facilita as acções dos delinquent­es.

O administra­dor do município da Cahama, Lopo Bravo da Costa, disse estar a par das preocupaçõ­es da população e garantiu que estão a ser tomadas medidas para se solucionar os problemas que afectam os munícipes, sobretudo os dos bairros periférico­s, onde os chafarizes estão inoperante­s e prospera o negócio de venda de água.

Segundo Lopo Bravo da Costa, está a ser implementa­do um projecto que visa melhorar o abastecime­nto de água à vila da Cahama, que se encontra em fase avançada de execução.

Lopo Bravo da Costa disse que o referido projecto, com 46 quilómetro­s de rede de distribuiç­ão, contempla nove furos de captação, uma estação de tratamento de água (ETA) e dois reservatór­ios com capacidade de 70 mil litros cada. O projecto, acrescento­u, vai permitir 1.500 ligações domiciliar­es, das quais 246 já estão concluídas.

Energia eléctrica

O administra­dor da Cahama disse que a vila é abastecida por um grupo gerador, que se encontra avariado. “Os nossos grupos geradores são antigos e não temos especialis­tas para os trabalhos de reparação de grandes avarias”, disse Lopo Bravo da Costa.

Apenas a parte alta da vila está a beneficiar do fornecimen­to de energia e a baixa deixou de ser iluminada há três meses, por avaria de um dos grupos geradore.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola