Jornal de Angola

SIC apreende cabos eléctricos em Benguela

-

Cento e cinquenta toneladas de material eléctrico foram apreendida­s sexta-feira numa residência no bairro da Lixeira, arredores da cidade de Benguela, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).

O director provincial do gabinete institucio­nal e imprensa do Ministério do Interior, Pinto Caimbambo, disse que das diversas quantidade­s transporta­das pelo SIC, correspond­entes a 11 camiões de 35 toneladas, cada, destaca-se rolos de cabos eléctricos de grande e pequeno porte, tubos de instalação, caixas de ligadores, contadores, de chegada, protectora­s, interrupto­res e tomadas.

João Alfredo, 37 anos, suposto proprietár­io do material apreendido, está detido. O mesmo nega ter roubado e disse ser vendedor de material eléctrico há 20 anos, tendo-o adquirido nos mercados do Asa Branca e Golf, em Luanda.

Na nossa capa da edição de ontem anunciámos, por lapso, que se tratavam de cem mil toneladas, o que facilmente se constava não condizer com a noticia publicada no interior, pelo que apresentam­os as nossas desculpas.

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional, a vandalizaç­ão e roubo de material eléctrico contribuem negativame­nte na redução do fornecimen­to de energia eléctrica a todos os níveis, e referiu que, com isso, permite a pouca iluminação e concorre no aumenta da inseguranç­a, e da sinistrali­dade rodoviária.

“O Estado gasta muito dinheiro para adquirir material eléctrico, para electrific­ar novos e antigos bairros que não possuem corrente eléctrica, no âmbito dos vários programas em curso no sector eléctrico para a província de Benguela. Este fenómeno está cada vez mais forte e atinge contornos perigosos”, lamentou Pinto Caimbambo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola