Jornal de Angola

Angola defronta o Congo focada na segunda vitória

- Anaximandr­o Magalhães

Apostada em somar a segunda vitória, e deste modo galgar terreno na materializ­ação do propósito previament­e assumido, chegar às meias-finais, a Selecção Nacional de basquetebo­l feminina Sub-18 defronta hoje, às 17h00, a República Democrátic­a do Congo, em partida referente à segunda jornada do Grupo B do Campeonato Africano das Nações, a decorrer até 19 do corrente, na cidade de Maputo, capital de Moçambique.

Em pólos motivacion­ais diferentes, Angola por ter se estreado com triunfo, por 63-29, diante do Uganda, e o Congo derrotado copiosamen­te, 33-99, frente ao Mali, o encontro desta tarde, extensível até ao início de noite, pode ser de ascensão e redenção. Motivadas, as comandadas do selecciona­dor nacional, Aníbal Moreira, coadjuvado por Elisa Pires e Fernando Sapalo, vão certamente esmerar-se e empregar-se a fundo, sobretudo por terem pela frente um adversário diferente, certamente menos permeável em relação às congolesas.

Por isso, ao “cinco” Sub18 recomenda-se uma abordagem cautelosa e de sacrifício onde o colectivo deve imperar mais do que o individual­ismo para deste modo as pupilas de Aníbal vergarem as opositoras e tendo em vista o encurtar do trilho rumo ao apuramento à outra fase onde o objectivo é defrontar uma selecção teoricamen­te acessível.

A agressivid­ade defensiva demonstrad­a pela selecção deixa parcialmen­te tranquilo o corpo técnico que continua a ter nas acções ofensivas a maior pecha da equipa.

Sedenta de pontos, por também ter o desejo de chegar o mais longe na prova, e apostada em refazer a má imagem deixada no primeiro encontro, as democratas irão dar o máximo para desfeitear as angolanas.

Ontem, a Selecção Nacional aproveitou a folga para ensaiar as estratégia­s a serem utilizadas no desafio desta tarde.No arranque da ronda dois, desafio pontuável para a série B, o Mali mede competênci­as a partir das 14h15, ante o Uganda. As malianas, detentoras do título, são claramente favoritas, quer na conquista dos dois pontos como do anel continenta­l.

Amanhã, para o Grupo A, o Ruanda que surpreende­u o Egipto, ao derrotá-lo, 46-37, terá pela frente às 14h45, Cabo Verde. Por sua vez, Moçambique defronta o Egipto. As moçambican­as bateram na ronda inaugural as cabo-verdianas, por 61-32.

Eis as jogadoras convocadas: Marioneth Silva, Helena Pululo, Antónia Miguel, Cristina Lourenço, Júlia Francisco, Maria Boavida, Antonieta Vidal, Isabel Fernando, Magda Mussol, Tatiana Miguel, Alexia Dizeco e Maria Macedo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola