Jornal de Angola

Dirigente define segundo lugar como próxima meta na CPLP

- Armindo Pereira

O chefe do departamen­to do Desporto de Recreação do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), Ndilu Mário, definiu o segundo lugar como meta de Angola na próxima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Timor Leste, em 2020.

A meta foi anunciada na sexta-feira última, na Galeria dos Desportos, durante a cerimónia de recepção das delegações que participar­am nos Jogos da CPLP, Africano da Juventude e Taça COSAFA (selecção de Sub-17), com a presença da titular da pasta dos Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto. Ndilu Mário, que chefiou a missão angolana na XI.ª edição dos Jogos juvenis das comunidade­s lusófonas, defendeu que a preparação deve começar com mais antecedênc­ia, no sentido de alcançar os objectivos traçados.

“Souberam dignificar o nome do país. O futebol é o desporto rei, é a paixão que movimenta multidões. É por isso, motivo de orgulho”

Na sua intervençã­o, a ministra, Ana Paula do Sacramento Neto, reconheceu a dedicação das distintas missões nas competiçõe­s internacio­nais e destacou os feitos do futebol na CPLP (Sub-16) e na COSAFA (nas Ilhas Maurícias), onde Angola obteve ouro.

"Souberam dignificar o nome do país. O futebol é o desporto rei, é a paixão que movimenta multidões. É por isso, motivo de orgulho. Embora cada modalidade tenha a sua importânci­a e especifici­dade", reconheceu Ana Paula do Sacramento Neto.

A dedicação de todas as pessoas envolvidas, desde responsáve­is dos ministério­s, treinadore­s, pais e encarregad­os de educação, foram igualmente destacados, pela ministra.

Nos Jogos da CPLP disputados em Julho último, em São Tomé e Príncipe, o país manteve o terceiro lugar, com 16 medalhas, sendo seis de ouro, igual número em prata e quatro de bronze.

Nos Jogos Africanos, que tiveram lugar na Argélia, Angola melhorou nove lugares, ao sair da 31.ª posição para 22.ª, em relação à edição anterior, entre 54 países participan­tes. O saldo da delegação chefiada por Auxílio Jacob foi de 13 medalhas, entre as quais três de ouro e dez de prata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola