Jornal de Angola

Girabola regista interregno e dá lugar às Afrotaças

Jogo do 1º de Agosto na prova continenta­l de clubes causa interregno de uma semana na competição

- António Cristóvão

O Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, regista neste final de semana um interregno, para a equipa do 1º de Agosto disputar o desafio com Étoile du Sahél (Tunísia) nesta sextafeira, às 20h00, no Estádio Olímpico de Sousse, na Tunísia, para a 5ª jornada do Grupo D da 22ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Os militares do Rio Seco, que ocupam a primeira posição da tabela classifica­tiva do Girabola, com 53 pontos, regressam ao país no domingo. De acordo com o Regulament­o do Girabola, as duas últimas jornadas da prova devem ser disputadas em simultâneo, principalm­ente pelas equipas que lutam pelo título e as que competem para a manutenção.

Os desafios do Campeonato Nacional prosseguem no dia 23 deste mês com a disputa da 29ª jornada, com realce para a deslocação da equipa do 1º de Agosto à cidade do Dundo, província da LundaNorte, onde mede forças com o Sagrada Esperança.

A formação do Rio Seco precisa de um triunfo para levantar pela 12ª vez o troféu do Girabola, que vai tentar conquistar num terreno onde os anfitriões dificilmen­te cedem pontos.

Na primeira volta, os militares derrotaram os diamantífe­ros, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com golo solitário de Jacques. No ano passado, para a mesma competição, o 1º de Agosto foi derrotado pelo Sagrada Esperança, por 0-1, no Dundo, com o tento de Femi.

Desde 1998, na capital da Lunda-Norte, a formação do Rio Seco perdeu em cinco ocasiões, venceu sete e obteve igual número de empates.

Noutro embate de destaque da jornada, o Petro de Luanda vai ao Rocha Pinto, aonde joga com o Interclube, às 15h00, no Estádio 22 de Junho. Um desafio de campeões nacionais e de difícil prognóstic­o.

Habitualme­nte nos jogos entre si, no Rocha Pinto, tem-se registado um ligeiro equilíbrio nos resultados, com desvantage­m para os anfitriões, com nove derrotas, oito vitórias e dois empates.

De acordo com o Regulament­o do Girabola, as duas últimas jornadas devem ser disputadas em simultâneo. Os jogos do Campeonato Nacional prosseguem no dia 23 deste mês, com realce para a deslocação do 1º de Agosto à cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, onde mede forças com o Sagrada Esperança. A formação do Rio Seco precisa de triunfar para levantar pela 12ª vez o troféu do Girabola, que vai tentar conquistar num terreno onde os anfitriões dificilmen­te cedem pontos

Os polícias estão no terceiro lugar a tabela classifica­tiva com 42 pontos, 31 golos marcados e 19 sofridos, ao passo que os tricolores encontram-se na segunda posição, 50. O Petro têm o melhor ataque da prova, com 35 tentos marcados e consentiu 14.

A derrota mais volumosa do Interclube no Estádio 22 de Junho, diante do Petro foi de 1-4, em 2004. Antes perdeu por três bolas sem resposta (2000), e teve novo desaire com resultado idêntico (2008). Na primeira volta, os tricolores venceram a formação da Polícia Nacional, por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

 ??  ??
 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares têm encontro marcado com os tunisinos do Étoile du Sahél nesta sexta-feira
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares têm encontro marcado com os tunisinos do Étoile du Sahél nesta sexta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola