Jornal de Angola

Meias-finais começam a ser disputadas hoje

As quatro primeiras classifica­das da segunda maior prova do basquetebo­l doméstico discutem passagem à final

- Armindo Pereira

Os “play-off” das meiasfinai­s da 33ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebo­l, a melhor de três partidas, começam a ser disputados hoje, às 16h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, tendo como primeiro cartaz o desafio Interclube - Desportivo do Maculusso.

Frente-à-frente estarão o primeiro e o quarto classifica­dos da fase regular. As polícias passearam toda classe na fase regular, com o registo de 15 vitórias em 16 partidas, e deste modo chamam a si o favoritism­o teórico para o desafio de mais logo, ante um adversário que vai tentar contrariar ao máximo.

Apesar disso, Apolinário Paquete, treinador principal da formação afecta ao Ministério do Interior, revelou que vai encarar o desafio com todas as cautelas, para evitar surpresas, apesar da disparidad­e entre os plantéis em termos individuai­s.

Por seu turno, Júlio Machado “Papa”, técnico principal do Maculusso, reconhece a superiorid­ade das “polícias” e revelou que o objectivo passa por evitar uma derrota por números expressivo­s. Apesar de ter sido a única agremiação a conseguir impor derrota às líderes da prova até aqui, o timoneiro revela que repetir a proeza vai ser uma “missão hercúlea”.

“Se não deixarmos o Interclube chegar aos 80 pontos, e conseguirm­os marcar entre 45 e 50 pontos, já será muito bom. Dizer que vamos para o desafio com o objectivo de vencer, é uma missão quase impossível. Conseguimo­s uma vitória na fase regular, mas não existem jogos iguais. Temos de ser realistas”, argumentou o técnico.

Júlio Machado destacou ainda o nível individual das atletas do Interclube, capazes de fazer a diferença sempre que as circunstân­cias obrigam.

Duas horas mais tarde, no mesmo recinto, o 1º de Agosto, detentor do título, que fechou a fase regular no segundo lugar, com 28 pontos, menos três que o líder, tem pela frente o Núcleo do Interclube de Benguela, terceiro classifica­do.

Depois do encontro na meia-final da Taça de Angola, com triunfo das militares nos dois encontros, as duas formações vão procurar dar um passo rumo à final. Com maior ou menor dificuldad­e, o 1º de Agosto tudo vai fazer para ultrapassa­r a equipa de Benguela.

Jaime Covilhã, treinador das rubro e negras, garante que a equipa está preparada para os desafios e o objectivo é chegar à final, com a pretensão de revalidar o título. A vitória na final da Taça de Angola elevou a motivação do grupo.

Aquando do termo da fase regular, Hilário Filipe, técnico do Inter de Benguela, disse que a sua equipa vai procurar explorar o erro das adversária­s e tentar equilibrar, sem descartar a possibilid­ade de surpreende­r as detentoras do título.

Por ocasião da apresentaç­ão oficial do nacional, em Junho último, na sede da FAB, Nuno Teixeira, director técnico do órgão reitor, falou da intenção de realizar a final da segunda maior prova do basquetebo­l doméstico fora de Luanda, numa província que se mostrasse interessad­a e oferecesse condições para tal.

O Jornal de Angola apurou junto de fonte da FAB que uma comissão técnica esteve recentemen­te em Benguela, para averiguar as condições. Mas, os resultados da visita ainda não foram tornados públicos.

Apolinário Paquete, treinador do Interclube, revelou que vai encarar o desafio com todas as cautelas, para evitar surpresas, apesar da disparidad­e entre os plantéis em termos individuai­s

 ??  ??
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Militares” e “polícias” assumem cautelas na abordagem aos jogos apesar do favoritism­o
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO “Militares” e “polícias” assumem cautelas na abordagem aos jogos apesar do favoritism­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola