Jornal de Angola

Embaixador­a destaca papel de Fidel Castro

-

O comandante Fidel Castro, líder histórico da revolução cubana, desempenho­u um papel humanista de destaque na luta pela libertação de Angola e de muitas outras regiões africanas, destacou na segunda-feira, em Luanda, a embaixador­a daquele país, Esther Cárdenas.

A diplomata, que falava durante uma cerimónia alusiva ao 92.º aniversári­o de Fidel Castro assinalado ontem, sublinhou que o antigo presidente sempre colocou de lado a busca pelas riquezas de Angola e privilegio­u o internacio­nalismo cubano para libertar África e o Mundo do colonialis­mo e do neocolonia­lismo.

No encontro, que decorreu no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, a diplomata afirmou que “o eterno comandante cubano está em constante presença nas mentes de todos os cubanos, angolanos e cidadãos de outros países amigos, pois deixou em cada um de nós um exemplo de valentia, humanismo e confiança para um Mundo melhor”.

No acto, o presidente da Associação da Comunidade de Cubanos Residentes em Angola (ACCRA), Carlos Moncada, exaltou a integridad­e, humanismo, amor ao próximo e nacionalis­mo de Fidel Castro. O secretário­geral da Associação de Amizade e Solidaried­ade Angola- -Cuba (ASAC), o angolano Fernando Jaime, considerou Fidel Castro “personalid­ade marcante na luta pela Independên­cia de Angola, África e o Mundo”.

“Se há continente, sub-região e país que deveria festejar efusivamen­te o aniversári­o de Fidel é África, a sua região Austral e, em particular, Angola”, salientou.

O responsáve­l lembrou que, a partir de Cuba, Fidel Castro apoiou a libertação de países africanos ao destacar combatente­s para a Argélia, Etiópia, Moçambique e Angola, entre outras regiões, para recuperare­m a sua soberania.

Durante o evento foi apresentad­o um documentár­io sobre a contribuiç­ão de Fidel Castro na luta de libertação de Angola, em particular, e da África Austral, em geral. O encontro abordou ainda a cooperação daquele país latino-americano com o continente africano.

Participar­am membros da comunidade cubana, bem como académicos e outras personalid­ades angolanas.

Fidel Alejandro Castro Ruz, nascido a 13 de Agosto de 1926, em Birán, foi presidente de Cuba de 1976 a 2008. O antigo líder da revolução cubana, que chegou ao poder a 1 de Janeiro de 1959, faleceu a 25 de Novembro de 2016, em Havana, capital cubana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola