Jornal de Angola

Desnuclear­ização depende de acordo

-

Um órgão oficial do Governo de Pyongyang disse ontem que a desnuclear­ização da Coreia do Norte depende da assinatura de um armistício, para acabar com o estado de guerra técnico que perdura desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o semanário “Tongil Sinbo”, um dos meios de comunicaçã­o que o Governo norte-coreano utiliza para fazer passar mensagens para o exterior, escreveu que só vai haver mais progressos nas negociaçõe­s multilater­ais se os Estados Unidos aceitarem a declaração sobre o fim da guerra entre as duas Coreias. “Houve um grande avanço nas relações entre a Coreia do Norte, a Coreia do Sul e os Estados Unidos, mas o fim da Guerra das Coreias ainda é um assunto não resolvido”, diz o “Tongil Sinbo”.

“Os Estados Unidos, como parte responsáve­l na declaração do fim da guerra para estabelece­r uma paz permanente na península co- reana, devem tomar medidas práticas para implementa­r o acordo da cimeira de 12 de Junho em Singapura”, que juntou o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e o líder nortecorea­no, Kim Jong-un, de acordo com o jornal.

O "Tongil Sinbo" advertiu que "não se pode esperar um bom desenvolvi­mento das relações inter-coreanas se o Sul seguir cegamente a política de hostilidad­e contra o Norte por meio de forças estrangeir­as".

Quer na declaração de Panmunjom, firmada em Abril durante a cimeira entre os líderes das duas Coreias, quer na cimeira de 12 de Junho entre Donald Trump e Kim Jong-un ficou acordado que as duas Coreias vão trabalhar para alcançar a “completa desnuclear­ização” da península, compromete­ndo-se com um tratado multilater­al para acabar com o estado de guerra técnico na região que existe desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola