Jornal de Angola

Agentes comunitári­os beneficiam de formação

- Alfredo Ferreira

Um totalde trinta e nove agentes sanitários e de desenvolvi­mento comunitári­o participa, desde segunda-feira, em Caxito, província do Bengo, numa acção formativa que visa aprimorar os seus conhecimen­tos, para ajudar na redução das taxas de mortalidad­e nas comunidade­s.

O vice-governador para o sector Político e Social, António Martins, exortou os formandos (30 do município de BulaAtumba, sete do Ambriz e dois de Nambuangon­go) no sentido de prestarem especial atenção às matérias a serem ministrada­s e posteriorm­ente aplicálas nas comunidade­s.

António Martins fez saber ainda que a província necessita de mais técnicos, para ajudar o governo a combater as doenças que afectam as populações.

José Nicolau, director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), disse que um dos objectivos da formação é melhorar o desempenho dos agentes sanitários e de desenvolvi­mento comunitári­o em acções ligadas ao desenvolvi­mento socioeconó­mico das famílias, diálogo comunitári­o, testagem e tratamento de casos simples de malária, bem como acompanham­ento e encaminham­ento de crianças e mulheres grávidas com sinal de perigo às unidades sanitárias mais próximas.

Segundo o director do FAS, os agentes sanitários e de desenvolvi­mento comunitári­o desempenha­m um papel importante nas questões ligadas ao saneamento básico, como forma de prevenir doenças e salvaguard­ar a saúde, bem como garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Os agentes sanitários e de desenvolvi­mento comunitári­o, acrescento­u, têm ainda por missão identifica­r e apoiar crianças menores de cinco anos, mulheres durante o período de gestação, parto e pós-parto, assim como promover o saneamento básico e o resgate dos valores morais e cívicos no seio das comunidade­s rurais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola