Jornal de Angola

Pepino enterrado ontem no cemitério da Kamunda

Obra desportiva e social do veterano ciclista, falecido aos 95 anos, fica como legado às actuais e futuras gerações de várias áreas de actividade

-

O ciclista veterano Alberto da Silva “Pepino”, falecido no sábado, por doença, aos 95 anos, foi enterrado ontem, no cemitério da Kamunda, na cidade de Benguela.

Um dos maiores ícones do desporto angolano, “Pepino” foi a enterrar na presença de várias individual­idades, entre familiares, governante­s, desportist­as e amigos.

Foram várias as mensagens de condolênci­as em sua memória, com realce para a do Presidente da República, João Lourenço, do Secretaria­do do Bureau Político do MPLA e da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, que enaltecera­m os feitos daquele que foi apelidado “Gladiador do Asfalto”.

O veterano realizou várias tiradas de bicicleta em apoio aos heróis da pátria, antigos combatente­s e crianças pobres.

Participou em 2009, pela primeira vez, nos jogos olímpicos da terceira idade, na Califórnia, Estados Unidos. Em 2013 voltou a competir, tendo conquistad­o duas medalhas de ouro.

Aos 53 anos, em 1973, Alberto Silva percorreu a pé, em 47 horas, a distância entre Huambo e Benguela. Fora uma aposta com amigos e ganhou 100 mil escudos portuguese­s pelo feito.

Mais tarde, em 1975, superou o seu recorde pessoal, ao cobrir, também a pé, os 700 quilómetro­s que separam Benguela de Luanda, saudando a Independên­cia de Angola e os seus precursore­s, em memória das viúvas e dos órfãos da guerra, ganhando a simpatia de todo o povo angolano. Em 2005, decidiu fazer o mesmo percurso em bicicleta. Ao celebrar o 95º aniversári­o, em Outubro de 2017, realizou uma “pedalada” de 45 quilómetro­s em Benguela, na companhia de dezenas de jovens ciclistas da cidade. Nacionalis­ta confesso Verdadeiro nacionalis­ta, Pepino era proprietár­io da Marcenaria Muxima, encravada nas traseiras do Hotel Luso, pertença da família, em Benguela. Foi amigo pessoal do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, a quem, segundo reza a história, chegou a oferecer uma mobília completa.

Em Julho último, os seus feitos em prol da nação angolana foram reconhecid­os pelo Ministério da Juventude e Desportos. Inspiração para os mais novos e mais velhos, Alberto da Silva verá brevemente o seu nome ligado a uma prova anual, o “Troféu Pepino”.

Uma semana antes da sua morte, queixou-se de gripe, mas continuou a fazer uma vida normal. Às 22 horas de sábado, familiares e amigos esperavam pelo corpo do veterano atleta na morgue do Hospital Central de Benguela, onde tinha sido internado no mesmo dia, com problemas respiratór­ios.

Chefe de Estado lamenta a perda

O Presidente da República, João Lourenço, reconhece que “Pepino” granjeou o respeito de todos os angolanos a partir do momento em que, já numa idade avançada, demonstrou a capacidade de se superar e de servir de exemplo para as novas gerações.

“Foi verdadeiro ícone do desporto nacional e internacio­nal”, sublinha o Presidente da República, João Lourenço, na mensagem de condolênci­as.

O Chefe de Estado destaca os inúmeros títulos conquistad­os por Pepino, ao nível nacional e internacio­nal, e exprime “profundas condolênci­as” à família do ciclista.

“Com profunda consternaç­ão, tomei conhecimen­to do passamento físico do ciclista veterano benguelens­e Alberto da Silva, marceneiro de profissão, a quem os seus familiares, amigos e admiradore­s apelidavam carinhosam­ente de Pepino”, escreve João Lourenço.

O Presidente da República reconhece, ainda, que “Pepino” granjeou em vida o respeito de todos os angolanos, a partir do momento em que, já numa idade avançada, “demonstrou a capacidade de se superar e de servir de exemplo para as novas gerações”, envolvendo-se em competiçõe­s em que, empenhada e dedicadame­nte, “punha à prova e excedia os seus próprios limites de resistênci­a”.

Ao celebrar o 95º aniversári­o, em Outubro de 2017, realizou uma “pedalada” de 45 quilómetro­s em Benguela, na companhia de dezenas de jovens ciclistas da cidade

 ?? ANTÓNIO LOURENÇO | ANGOP ?? Ministra da Juventude e Desportos e o governador da província renderam a última homenagem
ANTÓNIO LOURENÇO | ANGOP Ministra da Juventude e Desportos e o governador da província renderam a última homenagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola