Jornal de Angola

A Zona Económica Especial

-

O presidente do conselho de administra­ção da ZEE, Abreu de Lemos, falou das valências de apoio industrial, e lembrou que a zona económica está constituíd­a por 21 reservas fundiárias, dispersas pelos municípios de Viana, Cacuaco e pelo Bengo, nos municípios de Dande, Ambriz e Barra do Dande.

A reserva que recebeu investimen­to em infra-estruturaç­ão é a de Viana, que conta com 8.434 hectares. De acordo com um Plano Director, elaborado em 2012, a ZEE Luanda-Bengo tem uma dimensão de 8 mil hectares, tendo uma área infraestru­turada de 421 hectares, o que correspond­e a 98 lotes, e conta com uma área em fase de infra-estruturaç­ão de 243 hectares (71 lotes). No âmbito do Programa de Investimen­to Público, foram feitas 12 empreitada­s das quais três concluídas e nove se encontram paralisada­s.

A ZEE tem um total de 163 unidades, das quais 79 estão em fase de implementa­ção nos mais diversos sectores de actividade como bebidas, alimentaçã­o, materiais eléctricos, montagem de automóvel, mobiliário, materiais hospitalar­es, higiene e limpeza, entre outras.

Actualment­e, existem reservas industriai­s como a do Sequele, com duas unidades dedicadas à produção de clínquer e exploração de calcário, reserva industrial do Uala, em Catete, que conta com dez unidades voltadas para a produção cerâmica e agropecuár­ia.

A reserva industrial do Bom Jesus, com 15 unidades, está voltada para a exploração de calcário, alimentaçã­o e bebidas, materiais de construção, plástico e mobiliário e logística.

No domínio da Agricultur­a, existem várias reservas agrícolas, como a do rio Loge, com mais de 12 mil hectares, e a da Barra do Dande, com mais de seis mil hectares.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola