Jornal de Angola

Duas centenas de jornais com editoriais anti Trump

-

Mais de duas centenas de jornais por todos os EUA vão publicar hoje, quinta-feira, editoriais a condenar as declaraçõe­s do presidente contra os media.

A ideia partiu do The Boston Globe, mas a este juntaramse The New York Times,The Denver Post, The Philadelph­ia Inquirer,The Chicago SunTimes, num total de mais de 200 jornais que aceitaram publicar hoje editoriais a condenar o que veem como uma guerra declarada por Donald Trump aos media.

“A guerra suja à liberdade de imprensa tem de terminar”, lia-se no apelo lançado pelo Boston Globe e enviado às redacções um pouco por toda a América, sugerindo que hoje escrevesse­m um editorial a denunciar a hostilidad­e do Presidente em relação aos media.

Foi ainda durante a campanha para as presidenci­ais americanas que Donald Trump começou a denunciar as fake news (as notícias falsas, do seu ponto de vista) de que dizia ser alvo. A expressão manteve-se depois de chegar à Casa Branca e o Presidente não tem hesitado em apontar os media como o inimigo.

Num comício em Filadélfia, no início do mês, o presidente voltou a denunciar os "media falsos e nojentos", apontando para os jornalista­s destacados para fazer a cobertura do evento no local e acusando-os de “só saberem inventar mentiras”. E mais tarde, no Twitter, a sua rede social de eleição, Trump recuperou a expressão “inimigo do povo” para garantir que os media não são apenas o seu inimigo.

Uma das bestas negras de Trump é a CNN e, sobretudo, o jornalista Jim Acosta. Em finais de Julho, o presidente recusou aceitar uma pergunta de Acosta durante uma conferênci­a de imprensa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola