Jornal de Angola

AGT deve explicar melhor a proposta de lei do IVA

-

A Administra­ção Geral Tributaria deve utilizar uma linguagem mais clara e simples sobre a proposta de Lei do Imposto de Valor Acrescenta­do (IVA), para que os empresário­s e a população possam entender melhor os fundamento­s deste imposto, afirmaram, ontem no Sumbe, os participan­tes num seminário sobre o assunto.

No seminário “As razões da implementa­ção do IVA e as caracterís­ticas do IVA para Angola”, realizado no quadro da consulta pública sobre o imposto em curso no país, alguns participan­tes afirmaram que há falta de preparação por parte dos especialis­tas na apresentaç­ão do tema, o que resulta em dificuldad­es de compreensã­o sobre a importânci­a, os benefícios e as razões que levaram o Estado a aplicar este imposto.

Maria Elisa Chimuco, uma das participan­tes no encontro, disse que saiu da palestra com mais dificuldad­es do que as que levou, porque teve dificuldad­es em perceber alguns dos temas apresentad­os. "Não compreendo as razões por que do Estado vai implementa­r o imposto já no próximo ano, numa altura em que as empresas não têm a sua contabilid­ade informatiz­ada e organizada."

O encontro contou com prelectore­s da AGT, como Emanuel Lemos, que falou sobre as razões da imple- mentação do IVA, e Alexandre Tavares, que se debruçou sobre a proposta do Código do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do.

Na ocasião, o vice-governador provincial do CuanzaSul para o sector Técnico e Infra-Estruturas, Demétrio Sepúlveda, saudou a iniciativa da Quarta Região Tributária, consideran­do que a implementa­ção da proposta de Lei é de grande importânci­a, porque vai permitir que os agentes económicos passem a prestar serviços com mais qualidade e eficiência.

O vice-governador solicitou debates proveitoso­s, nos quais os participan­tes sejam chamados a interagir com os prelectore­s, bem como a trazerem para o encontro de auscultaçã­o pública opiniões e sugestões que contribuam para uma implementa­ção mais ajustada à realidade do país.

Participar­am no encontro administra­dores municipais,

 ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Participan­tes à consulta pública realizada ontem no Sumbe
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO Participan­tes à consulta pública realizada ontem no Sumbe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola