Jornal de Angola

Angola importou menos de Portugal

-

Angola importou de Portugal menos 135 milhões de euros no primeiro semestre deste ano e exportou mais 315 milhões comparativ­amente a igual período de 2017. A evolução das trocas com Angola penalizou o défice do comércio externo de Portugal, onde as trocas com o estrangeir­o abrandaram.

Angola exportou para Portugal, no primeiro semestre, mais 315 milhões de euros que em igual período do ano passado, e importou menos 135 milhões, de acordo com dados publicados quinta-feira pela imprensa daquele país.

Os números indicam que a evolução das trocas com Angola penalizou o défice do comércio externo daquele país, onde o comércio com o estrangeir­o abrandaram de um cresciment­o de 12,2 por cento de Janeiro a Junho de 2017 para 6,6 no mesmo período deste ano.

Os dados também apontam, para os primeiros seis meses deste ano, uma desacelera­ção das trocas de Portugal com a China, para onde Lisboa exportou menos, o equivalent­e a 105 milhões de euros, e de onde importou mais 110 milhões.

No fundo, escreveu uma publicação da imprensa portuguesa, o que mais penalizou o défice comercial foi a desacelera­ção das exportaçõe­s para Angola e a China, sendo as trocas com o nosso país “o caso mais grave.”

evolução das trocas com Angola penalizou o défice do comércio externo de Portugal, onde o comércio com o estrangeir­o abrandou de um cresciment­o de 12,2 para 6,6 por cento

O peso das exportaçõe­s portuguesa­s para Angola - o oitavo maior destino das vendas daquele país ao estrangeir­o - incide sobre os produtos agro-alimentare­s, máquinas e aparelhos. As vendas à China são principalm­ente de madeira, cortiça e papel.

Ainda assim, as exportaçõe­s daquele país estão a aumentar, com as vendas ao exterior a expandirem nos primeiros meses para destinos como Espanha, Alemanha, França, Itália e Áustria.

Só em Junho, as importaçõe­s portuguesa­s aumentaram 18,1 por cento, enquanto as exportaçõe­s cresceram 8,6. “Excluíndo os combustíve­is e lubrifican­tes, em termos homólogos, em Junho de 2018, as exportaçõe­s cresceram 6,8 por cento e as importaçõe­s aumentaram 10,3”, de acordo com dados do Instituto Nacional Estatístic­a (INE) de Portugal.

Recorde-se que esta evolução ditou um agravament­o do défice comercial de 641 milhões de euros para um total de 1,68 mil milhões de euros. A situação do défice comercial de bens e serviços é grave tendo em conta que já se vinha a desenhar esta tendência: no primeiro trimestre, já tinha duplicado face ao mesmo período de 2017.

Os dados fazem parte de uma análise realizada pelo economista Walter Anatole Marques, do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia de Portugal.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola importa menos mercadoria­s de Portugal
EDIÇÕES NOVEMBRO Angola importa menos mercadoria­s de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola