Jornal de Angola

1º de Agosto tenta apuramento frente ao Etoile

Militares do Rio Seco precisam de três pontos em seis possíveis para assegurar o apuramento na Liga dos Clubes Campeões

- Honorato Silva

A precisar de apenas três pontos, em seis possíveis, o 1º de Agosto defronta o Etoile du Sahel da Tunísia, hoje às 20h00, no Estádio Olímpico de Sousse, com margem para errar, na quinta e penúltima jornada do Grupo D da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Diante da formação tunisina, líder da série com 10 pontos, já apurada para os quartos-de-final, o embaixador angolano pode confirmar a sua presença na próxima etapa da competição continenta­l, em caso de vitória e eventual desaire do Mbabane Swallows de eSwatini, terceiro classifica­do (4 pontos), no jogo que disputa às 14h00, em Manzini, frente ao Zesco United da Zâmbia, último colocado da série, com apenas dois pontos somados.

A segunda posição assegurada pelo triunfo com contornos épicos e dramáticos, na ronda passada, diante da equipa zambiana, no Estádio Nacional 11 de Novembro, deixou a equipa de Zoran Macki como dona do seu destino na grande montra do futebol africano. A repetir o quadro registado no Girabola, cujo tricampeon­ato está separado por um triunfo, os cinco pontos criam uma almofada de conforto para os rubros-negros.

Ainda que seja vergado hoje, pelo adversário mais competitiv­o do grupo, o 1º de Agosto tem uma derradeira hipótese, a 28 de Agosto, na recepção ao Mbabane Swallows. Um jogo com cariz de final, cenário que está longe de transforma­r a sua presença em Sousse em mera expedição turística, para a contemplaç­ão das belezas das praias do Mediterrân­eo.

Os bicampeões angolanos viajaram determinad­os a impor dificuldad­es ao Etoile du Sahel, no reencontro depois do jogo de estreia no grupo, a 5 de Maio em Luanda, que terminou empatado (1-1), com um festival de desperdíci­o dos militares, claramente benevolent­es, visto terem poupado o adversário, na altura mais desgastado, pelo adiantamen­to da época.

A disposição no balneário mostra um estado de ânimo de confiança numa boa exibição, o suficiente para garantir o regresso à base com pontos na bagagem. Deste modo, a fadiga resultante da maratona de jogos, em pouco tempo, é esbatida pelo quadro de sucesso pintado no horizonte, resumido na conquista do terceiro título consecutiv­o no Girabola e na sua presença na disputa do acesso às meias-finais da Liga dos Campeões.

Sem o concurso de Natael, Geraldo, Neblú e Natael e Nelson Luz, indisponív­eis por lesão, a equipa técnica chefiada por Macki vai apostar na base do grupo que fez os últimos quatro jogos, com as atenções viradas para o reforço da dinâmica defensiva e saída em transições rápidas, por forma a explorar a lentidão dos tunisinos no reposicion­amento, a seguir à perda da bola no ataque.

Equipa sem ritmo

Para contrapor os pupilos de Chiheb Ellili, recém-saídos da fase de preparação, visto que a Liga Profission­al da Tunísia começa precisamen­te hoje, o 1º de Agosto pode sair com Toni Cabaça, Isaac, Masunguna, Bobó e Guelor, Yisa, Show, Ibukun, Mongo e Mário, Razaq.

Vitorioso sábado (3-1), frente ao Al Ramtha da Jordânia, na primeira “mão” da preliminar da Liga dos Clubes Campeões Árabes, o Etoile du Sahel mantém a estrutura formada por Achraf Krir, Ghazi Abdelrazze­k, Ammar Jemal (capitão) e Wajdi Kechrida, Hamza Lahmar, Ben Belgacem, Aymen Trabelsi, Zied Boughattas, Amine Chermiti e Alkhaly Bangoura.

Dany Masunguna, defesacent­ral, considera o Etoile o adversário mais difícil, mas recorda que no 11 de Novembro “mostrámos que também somos fortes”, apesar de ser uma equipa favorita no grupo. “Com todo o respeito para as outras equipas, trabalhamo­s sempre com o propósito de vencer cada jogo. Neste não vai ser diferente.”

A disposição no balneário mostra um bom estado de ânimo e de confiança numa boa exibição, o suficiente para garantir o regresso à base com pontos na bagagem

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um triunfo sobre os tunisinos qualifica em antecipaçã­o os militares do Rio Seco à outra fase
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Um triunfo sobre os tunisinos qualifica em antecipaçã­o os militares do Rio Seco à outra fase

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola