Jornal de Angola

Supostos independen­tistas são absolvidos pelo tribunal

-

O Tribunal Provincial de Cabinda absolveu, na quintafeir­a, por falta de provas, 13 cidadãos que tinham sido acusados de instigar a desordem pública na cidade de Cabinda.

No dia 11 deste mês, o Ministério Público acusou 13 cidadãos de terem constituíd­o o denominado “Movimento Independen­tista de Cabinda” (MIC), coordenado por Maurício Bufeta Baza Gomes, António Marcos Gomes, Carlos Manuel Cumba Vemba, Filipe Luemba e Eduardo Muindo Matungo.

Segundo o superinten­dente-chefe Feliciano da Mónica, porta-voz da Delegação do Interior, que tinha anunciado o facto à imprensa, a detenção ocorreu no bairro 1º de Maio, zona de LuvassaSul, no momento em que os detidos procediam à proclamaçã­o, instalação e apresentaç­ão pública da organizaçã­o, que a Polícia considera ilegal.

De acordo ainda com a Polícia, na altura da detenção, foi igualmente apreendido diverso material de propaganda considerad­o hostil, com “conteúdos de carácter divisionis­ta, separatist­a e independen­tista, contrários à ordem e à tranquilid­ade públicas.”

Durante a audiência de julgamento, o juiz Domingos Wilson disse que não existem provas que incriminam os 13 acusados e, por isso, colocou-os em liberdade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola