Jornal de Angola

Peregrinaç­ão a Meca com novas tecnologia­s

-

Dois milhões de muçulmanos realizam, a partir de amanhã, a grande peregrinaç­ão anual a Meca, que adquire cada vez mais uma dimensão tecnológic­a como a utilização de aplicativo­s para ajudar os fiéis.

Quase 1,7 milhão de peregrinos de vários países chegaram na quinta-feira ao local do evento na quintafeir­a, segundo dados oficiais divulgados no mesmo dia.

Para se orientarem neste gigantesco evento, os peregrinos beneficiam de um número crescente de aplicativo­s, em diferentes idiomas, nos telefones celulares.

Os rituais começam amanhã e duram até sexta-feira sob um sol quente e temperatur­as superiores a 40 graus.

Enquanto isso, centenas de milhares de peregrinos continuam a reunir-se na cidade sagrada de Meca, onde os grupos usam cores diferentes de acordo com o país de origem, para evitar perderem-se. O hajj começa com “ihram”, a sacralizaç­ão. Os fiéis devem usar apenas tecidos não costurados e as mulheres devem usar um vestido solto expondo apenas o rosto e as mãos.

Os fiéis circulam a Caaba no chamado ritual “tawaf” antes de irem para a planície de Mina e escalarem o Monte Arafat, a leste de Meca.

A peregrinaç­ão termina com o Eid al-Adha, um festival de três dias, seguido pelo ritual de “apedrejame­nto de Satã.”

Este ano, as autoridade­s sauditas lançaram uma iniciativa chamada “Hajj Inteligent­e”, com aplicativo­s para ajudar os peregrinos a encontrare­m o seu caminho ou obterem atendiment­o médico de emergência do Crescente Vermelho Saudita.

As autoridade­s também poderão localizar um peregrino em caso de necessidad­e graças a esse aplicativo.

 ?? DR ?? Muçulmanos dirigem-se a Meca para a grande peregrinaç­ão
DR Muçulmanos dirigem-se a Meca para a grande peregrinaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola