Jornal de Angola

Turquia responde às sanções dos EUA

-

A Turquia vai responder se os Estados Unidos decidirem impor novas sanções, anunciou ontem a ministra do Comércio turca, após Washington ter ameaçado com mais sanções se Ancara não libertar um pastor evangélico norte-americano.

“Replicámos (às sanções norte-americanas) de acordo com as regras da OMC (Organizaçã­o Mundial do Comércio) e continuare­mos a fazê-lo”, declarou Ruhsar Pekcan, citada pela agência estatal Anadolu. Já o ministro dos Negócios Estrangeir­os da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, afirmou ontem que o país não quer ter problemas com os Estados Unidos, mas que este deve mudar de mentalidad­e para poder resolver a crise diplomátic­a nas relações bilaterais.

“Nunca nos alegraremo­s de ter problemas com os Estados Unidos. Podemos resolver facilmente os problemas, mas não com a sua mentalidad­e actual”, afirmou o ministro numa reunião de embaixador­es do seu país.

As relações entre a Turquia e os EUA, aliados na OTAN, atravessam um dos piores momentos da sua história, com várias frentes diplomátic­as abertas.

A tensão aumentou nos últimos dias devido à recusa turca em aceder à exigência de Washington de libertar o pastor evangélico Andrew Brunson, que está há quase dois anos em prisão domiciliár­ia na Turquia sob acusação de espionagem e “vínculos terrorista­s.”

No início de Agosto, os Estados Unidos impuseram sanções contra dois ministros de Ancara, que respondeu com medidas semelhante­s. A tensão agravou-se depois, nomeadamen­te com a subida recíproca de tarifas aduaneiras.

 ?? DR ?? Ministro turco dos Negócios Estrangeir­os, Mevlut Cavusoglu
DR Ministro turco dos Negócios Estrangeir­os, Mevlut Cavusoglu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola