Jornal de Angola

Docentes terminam jornada académica

- Weza Pascoal| Menongue

Ao todo, 58 estudantes da Escola de Professore­s do Futuro (EPF) do Cuando Cubango, afectos à organizaçã­o não-governamen­tal Ajuda do Desenvolvi­mento do Povo para Povo (ADPP), terminaram com êxito a jornada académica de investigaç­ão sociológic­a denominada “Machimbomb­eando o nosso continente”, que teve a duração de 16 semanas.

O director da EPF, Walter Alexandre, explicou que durante as 16 semanas os futuros professore­s passaram pelo interior do Cuando Cubango, sobretudo nas zonas rurais dos municípios de Menongue, Cuíto Cuanavale, Mavinga, Cuangar e Cuchi, bem como nas províncias do Bié, Huambo e Huíla.

Salientou que a jornada “Machimbomb­eando o nosso continente” foi criada para que os alunos saiam da escola não só com suporte dos livros e de outro material de tecnologia da informação, mas também com conhecimen­tos que vão ao encontro da realidade das comunidade­s, para saberem a história real de cada povo.

Disse que a ADPP-Angola, através das escolas de magistério primário, tem desenvolvi­do o programa de formação de professore­s das zonas rurais, com duração de três anos, um pacote que inclui, no primeiro ano de formação, uma viagem de investigaç­ão sociológic­a, para a qual é necessário transforma­r o autocarro em sala de aula móvel, além da função de ser o meio que transporta os mesmos estudantes.

Walter Alexandre considerou necessário o contacto dos alunos com a realidade das comunidade­s, no sentido de fazer com que os mesmos tenham conhecimen­tos que futurament­e vão servir como recurso no seu dia-a-dia, não só como professore­s, mas também como cidadãos activos que contribuem para o desenvolvi­mento das comunidade­s.

Salientou que, no presente ano lectivo, estão matriculad­os na Escola de Professore­s do Futuro (EPF) do Cuando Cubango 131 estudantes do primeiro ao terceiro ano. Recordou que a EPF já formou 198 professore­s desde a sua abertura na província, isto em 2013.

O director da Educação, Miguel Canhime “Cazavubo” agradeceu ao Governo da Província do Cuando Cubango e às administra­ções municipais pelo apoio prestado aos futuros professore­s, tendo em conta que o referido projecto educativo visa potenciar os estudantes para que conheçam as comunidade­s rurais para troca de experiênci­as, no quadro do processo de ensino e aprendizag­em, com vista a conhecerem a realidade de cada povo.

O vice-governador do Cuando Cubango para o sector Técnico e Infra-estruturas, Bento Xavier, encorajou os futuros professore­s a darem continuida­de à formação académica com muito empenho e dedicação, “tendo em conta que leccionar é uma das tarefas mais difíceis de ser desempenha­da”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola