Jornal de Angola

Cunene regista redução de morte por malária

- Quinito Kañnhameni | Ondjiva

As autoridade­s sanitárias da província do Cunene registaram de Janeiro a Junho do corrente 124 mortes por malária, uma redução de 39 óbitos comparativ­amente a igual período de 2017, informou o oficial provincial do programa de luta contra a malária.

Zeferino Meya, que apresentou os dados durante o seminário de capacitaçã­o sobre manejo de casos simples e graves de malária, disse que no primeiro semestre deste ano foram notificado­s 35.821 casos na província, com um decréscimo de 15 mil 228 ocorrência­s em rela- ção ao primeiro semestre do ano passado.

A formação, com duração de dez dias, é promovida pelo Programa Nacional de Luta contra a Malária e juntou 25 profission­ais dos seis municípios da província, com objectivo de dotar os técnicos e enfermeiro­s de conhecimen­tos nos domínios do diagnóstic­o e tratamento da malária.

O responsáve­l apontou a distribuiç­ão massiva no ano passado de mosquiteir­os impregnado­s e realização de palestras de sensibiliz­ação sobre os cuidados a ter com o saneamento básico, no âmbito do programa de eliminação da malária nos países da região da SADC, como factores que contribuír­am para a redução de mortes por malária no Cunene.

O responsáve­l disse que nos últimos seis meses os hospitais de Ondjiva, Xangongo e Chiulo, no município de Ombadja, e do Mukolongoj­o, no Cuvelai, representa­ram 90 por cento de casos de óbito na província.

 ?? DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ondjiva é uma das localidade­s assoladas pela doença
DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ondjiva é uma das localidade­s assoladas pela doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola