Jornal de Angola

Presidente a caminho de Berlim

Na véspera da visita do Presidente João Lourenço a Berlim, embaixador alemão apresentou as cartas credenciai­s ao Chefe de Estado angolano, com quem abordou as questões prioritári­as na cooperação entre os dois países

- João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, deixa hoje Luanda com destino a Berlim, para uma visita oficial de três dias à Alemanha, no quadro do reforço da cooperação bilateral. De acordo com a Casa Civil do Presidente da República, o Chefe de Estado vai encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, e assistirá amanhã à abertura, em Berlim, do sétimo Fórum Económico AngolaAlem­anha.

O embaixador da Alemanha, Dirk Lolk, disse estar convicto de que “as mudanças positivas” que se têm operado em Angola são favoráveis para novos investimen­tos alemães, numa altura em que o país conta com 24 empresas alemães dispersas pelas mais variadas áreas da vida económica.

Em breves declaraçõe­s à imprensa após ter apresentad­o as suas cartas credenciai­s ao Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, o diplomata alemão sublinhou que, durante o encontro, foram abordadas questões prioritári­as na cooperação entre os dois países, que na sua opinião devem passar pelo investimen­to empresaria­l alemão em Angola.

Filólogo em línguas grecolatin­as e diplomata há mais de 25 anos, tendo passado pela Bélgica, Itália e Paraguai, o embaixador falou da necessidad­e de reforçar a cooperação no domínio económico entre os dois países, tendo, por isso, reputado de grande importânci­a a visita do Chefe de Estado angolano a Berlim, entre amanhã e quinta-feira.

“Angola tem mudado de forma positiva e neste sentido acho de grande importânci­a convidar empresário­s alemães a virem investir no país nos mais diversos domínios”, considerou Dirk Lolk para quem as mudanças que se verificam em Angola permitem aprofundar ainda mais as relações com a Alemanha.

O embaixador lembrou que já existem muitas empresas alemães a trabalhar em Angola e que muitas delas estão a realizar os seus negócios no país de forma exitosa.

“Estou aqui há uma semana e, pelo que vejo, será necessário, aliás, é nosso objectivo, convidar mais empresas a investir em Angola”, disse Dirk Lolk que espera que a visita oficial do Presidente João Lourenço a Alemanha permita guindar mais projectos de cooperação económica entre os dois países.

A acreditaçã­o de Dirk Lolk acontece dias antes da visita do Presidente João Lourenço a Berlim, que acontece amanhã e quinta-feira. Assinatura de acordos Durante a visita, Angola e Alemanha devem assinar vários protocolos de cooperação. De acordo com um comunicado da Embaixada da Alemanha em Angola, os governos dos dois países têm a intenção de intensific­ar a sua cooperação na área da cultura, dos transporte­s, recursos naturais e economia. O Governo alemão, sublinha o documento, está prestes a apoiar Angola no objectivo da diversific­ação da sua economia.

O Presidente João Lourenço deixa hoje Luanda com destino a Berlim, onde cumpre amanhã e quinta-feira, uma visita de Estado.

A Embaixada da Alemanha em Angola acredita que a visita será um passo importante para continuar a desenvolve­r a parceria abrangente entre a Alemanha e Angola. “O Governo alemão está convicto que Angola é um parceiro indispensá­vel em África e no mundo”, lê-se no comunicado chegado à Redacção do Jornal de Angola.

Durante a visita, o Chefe de Estado angolano vai ter um encontro com a Chanceler (Chefe do Governo) alemã, Angela Merkel, e com o Presidente Frank-Walter Steinmeier. João Lourenço vai, também, participar numa conferênci­a económica que tem por objectivo o aprofundam­ento das relações comerciais entre a Alemanha e Angola.

Primeira visita a Berlim

Trata-se da primeira visita oficial de João Lourenço à Alemanha, desde que foi eleito Presidente da República, em Agosto do ano passado. No entanto, em 2014 esteve naquele país europeu enquanto ministro da Defesa Nacional, tendo, na ocasião, assinado um acordo de cooperação no domínio da Defesa com a sua homóloga alemã, Ursula von der Leyen.

Durante a troca de visitas entre o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, em Berlim, em 2009 e da Chanceler Angela Merkel, em Luanda, em 2011, os dois países acordaram uma cooperação de benefício mútuo. Desde então, as relações entre Angola e Alemanha têm-se reforçado continuame­nte.

Em 2010, foi inaugurado oficialmen­te um escritório da Delegação da Economia Alemã em Angola, para fortalecer as relações comerciais. Nos últimos anos, têm-se realizado vários projectos significan­tes em Angola por empresas alemães.

Em 2012, foi assinado um acordo cultural entre Angola e Alemanha. Ainda em 2009, o Instituto Goethe foi estabeleci­do em Angola e desde então está empenhado no intercâmbi­o cultural entre as sociedades e as pessoas de ambos os países.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador da Alemanha, Dirl Lolk, foi ontem acreditado pelo Presidente da República, João Lourenço
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador da Alemanha, Dirl Lolk, foi ontem acreditado pelo Presidente da República, João Lourenço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola