Jornal de Angola

Thabo Mbeki é emissário de Ramaphosa para RDC

-

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, indicou o antigo Presidente Thabo Mbeki como o seu representa­nte para a RDC e Região dos Grandes Lagos (CIRGL). A notícia, que foi avançada pelo jornal “Sunday Times”, indica que Mbeki aceitou o cargo, alguns dias depois de rejeitar a mesma proposta que lhe foi feita pela ministra dos Negócios Estrangeir­os, Lindiwe Sisulu.

Além de trabalhar para a estabiliza­ção política da RDC, Mbeki vai também exercer a sua influência para fazer avançar o projecto Inga III.

Entretanto, elementos das forças da ordem cercaram no fim-de-semana a residência do coordenado­r regional do “Ensemble” do Grande Katanga, Gabriel Kyungu Wa Kumwanza, em Lubumbashi, impedindo-o de orientar um comício.

O comício teria lugar para exigir o regresso ao país do seu líder, Moise Katumbi Chapwe, impedido pelas autoridade­s de depositar a sua candidatur­a para a eleição presidenci­al de Dezembro.

Uma fonte da Polícia, que falou sob o anonimato, explicou que o cerco visou proteger as pessoas e os seus bens, fazendo com que a residência de Kyungu não seja a causa da perturbaçã­o da ordem pública.

Gabriel Kyungu Wa Kumwanza é co-fundador da UDPS, em 1982, com Tshisekedi, Kibasa Mali e Mbwa Nkiem, antigos caciques de Mobutu.

Apoiante de Laurent Desiré Kabila e presidente do partido UNAFEC, Kyungu abandonou a maioria presidenci­al em 2015, com outros seis presidente­s de partidos (G7), acusando o Presidente Kabila de não querer organizar as eleições gerais em 2016.

Actualment­e, é o coordenado­r da plataforma política “Ensemble” da antiga província de Katanga (Grande Katanga).

 ?? DR ?? Cyril Ramaphosa deposita voto de confiança em Mbeki
DR Cyril Ramaphosa deposita voto de confiança em Mbeki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola