Jornal de Angola

Constituci­onal confirma triunfo de Keita

-

O Tribunal Constituci­onal do Mali confirmou ontem o triunfo eleitoral do Presidente Ibrahim Boubacar Keita, chumbando assim o recurso apresentad­o pelo líder da oposição, Soumaila Cissé, que já disse ir mobilizar os seus apoiantes para protestare­m contra esta decisão até que “a verdade seja conhecida”.

Deste modo, o Presidente Ibrahim Boubacar Keita foi oficialmen­te declarado vencedor das eleições com 67,16 por cento dos votos contra 32,84 de Soumaila Cissé, havendo a registarum­ataxadepar­ticipação de 34,32 por cento.

O mesmo Tribunal Constituci­onal apontou já a data de 4 de Setembro para a tomada de posse de Ibrahim Boubacar Keita para um mandato que termina a 3 de Setembro de 2023, segundo disse à imprensa o presidente daquele órgão, Manassa Danioko.

Entretanto, milhares de apoiantes do líder da oposição maliana, Soumaila Cissé, tinham saído às ruas durante o fim-de-semana, em Bamako e cidades do interior, para denunciar os resultados da segunda volta das eleições presidenci­ais de 12 de Agosto corrente, noticiou a agência PANA.

Os resultados em causa foram proclamado­s, quartafeir­a, 15, pelo Ministério maliano da Administra­ção Territoria­l, dando a vitória ao Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keita, ontem confirmada pelo Tribunal Constituci­onal.

O líder da oposição e presidente do partido União para a República e Democracia (URD) rejeitou os resultados da votação, e disse que ganhou as eleições com mais de 51 por cento dos votos. A sua direcção de campanha indicou que a votação foi marcada por “fraudes maciças” em várias localidade­s do país, especialme­nte no norte e no centro. Soumaila Cissé, ex-ministro das Finanças e ex-presidente da Comissão da UEMOA (União Económica e Monetária Oeste-Africana), pediu já ontem aos seus partidário­s, depois de conhecer a decisão do Tribunal Constituci­onal sobre o recurso que tinha apresentad­o, que se mobilizass­em “até que a verdade seja conhecida”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola