Jornal de Angola

Duplo atentado fere polícias na Chechénia

-

Pelo menos sete pessoas, incluindo quatro polícias, ficaram feridas ontem num duplo atentado contra agentes da ordem em duas cidades da República da Chechénia, no conflituos­o Cáucaso Norte russo, informaram as autoridade­s.Os autores dos ataques foram neutraliza­dos, anunciou o chefe do Governo regional, Ramzan Kadyrov.

Os ataques foram pouco depois reivindica­dos pelo grupo extremista do Estado Islâmico, através de uma mensagem divulgada pela agência de propaganda do grupo “jihadista”, Amaq.

O dirigente checheno, que divulgou os ataques na sua conta no Telegram, afirmou não ter nenhuma dúvida de que os jovens na origem dos ataques foram influencia­dos pelo grupo do Estado Islâmico através das redes sociais.

Segundo Kadyrov, dois polícias ficaram feridos na cidade de Chali e dois agentes de trânsito sofreram ferimentos na capital, Grozny.

“Todas as tentativas foram abortadas, os bandidos neutraliza­dos e um dos criminosos fez-se explodir, mas sobreviveu e foi levado ao hospital”, escreveu.

Fonte policial chechena citada pela agência Interfax disse que em Chali vários homens entraram numa esquadra e feriram dois agentes com armas brancas antes de serem abatidos. Dois transeunte­s sofreram ferimentos ligeiros no tiroteio, precisou a fonte. Em Grozni, também segundo a Interfax, um automóvel com vários homens a bordo atropelou três polícias de trânsito.

A Polícia iniciou uma perseguiçã­o e acabou por abater todos os ocupantes do veículo excepto um, que se fez explodir. “Segundo dados preliminar­es, entre os guerrilhei­ros abatidos havia três menores de idade”, disse a fonte da agência russa.

“Não há nenhuma dúvida de que os cérebros destes jovens foram influencia­dos nas redes sociais por vários [representa­ntes do Estado Islâmico]. Mas o balanço mostra que não têm nenhum apoio, nenhuma base social na nossa república”, escreveu Kadyrov.

Kadyrov disse ainda que os atacantes pretendiam ensombrar a celebração muçulmana do Eid al-Adha.

 ?? DR ?? Ramzan Kadyrov condena ataque contra agentes da ordem
DR Ramzan Kadyrov condena ataque contra agentes da ordem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola