Jornal de Angola

Sul e norte-coreanos em reunião de famílias

-

Vários autocarros com passageiro­s sul-coreanos devem chegar hoje à Coreia do Norte, onde vão encontrar-se, pela primeira vez, com familiares dos quais foram separados desde a Guerra da Coreia (1950-53).

Os 14 autocarros, com 89 passageiro­s idosos, partiram ontem sob escolta policial da cidade portuária de Sokcho (nordeste) em direcção à fronteira com a Coreia do Norte.

Esta nova série, a primeira em três anos, de encontros de famílias separadas pela guerra, decorre no quadro da reaproxima­ção entre Seul e Pyongyang, iniciada no princípio do ano.

Até amanhã, os participan­tes vão estar cerca de 11 horas com familiares do Norte, na estância de esqui do monte Kumgang, sob a supervisão de agentes norte-coreanos, antes de se separarem.

Milhões de pessoas foram separadas pela Guerra da Coreia, que permitiu a divisão hermética da península.

LeeKeum-seom,de92anos, disse esperar rever o filho. Ao fugir, durante a guerra, separou-se do marido e do filho de 4 anos. Só com a filha, apanhou um 'ferry' para o Sul. “Não sei o que sinto. Não sei se é real ou se estou a sonhar”, disse.

Norte e Sul continuam tecnicamen­te em guerra, uma vez que o conflito terminou com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. As comunicaçõ­es civis estão proibidas entre os dois lados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola