Jornal de Angola

Ministro confirma saída de parceria

-

O ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, confirmou a decisão do Governo de retirar a Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) de uma parceria estabeleci­da com a Efacec, uma empresa portuguesa com operações no domínio de engenharia e de energia.

Notícias publicadas na imprensa portuguesa durante o fim-de-semana citavam a empresária Isabel dos Santos, detentora de parte do capital da Efacec, a revelar ter sido notificada de que o Ministério de Energia e Águas tem instruções para tramitar a saída da ENDE da Efacec.

O jornal “Expresso” citou depois o ministro da Energia e Águas a afirmar que “Os advogados da ENDE já há muito que comunicara­m aos advogados da outra parte a intenção de abandonar este negócio”, disse o ministro da Energia e Águas.

A publicação escreve que, nesta parceria, se atribui à empresa estatal angolana a canalizaçã­o de fundos públicos para suportar o negócio da Efacec sem que tivessem sido salvaguard­adas as devidas contrapart­idas.

Com esta decisão e com a anulação do contrato da empresária para a construção da barragem de Caculo Cabaça podem ficar seriamente comprometi­das encomendas que deveriam ser fornecidas pela empresa portuguesa, acrescenta o “Expresso”, adiantando que o Governo vai procurar no mercado alemão alternativ­as para o fornecimen­to dos equipament­os.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Baptista Borges atesta abandono da Efacec
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO João Baptista Borges atesta abandono da Efacec

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola