Jornal de Angola

Zonas periférica­s do Uíge com escolas comunitári­as

- Joaquim Júnior

A ONG Associação das Escolas Comunitári­as (AEC) pretende instalar, no próximo ano lectivo, centros de ensino primário e de alfabetiza­ção de adultos em algumas zonas recônditas da província do Uíge, informou ontem o seu coordenado­r.

Nkondo Ilengo, em entrevista ao Jornal de Angola, apontou as comunas de Cuango (Quimbele) e Sacandica (Maquela do Zombo) como as prioritári­as, por existirem ainda nas referidas localidade­s crianças que estudam na vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC), por falta de escolas e de professore­s.

Segundo o responsáve­l, a intenção de intervir naquelas comunidade­s surgiu após a homologaçã­o de um protocolo com o Ministério da Educação, datado de 21 de Junho de 2018, que coloca a organizaçã­o como parceira na educação, sobretudo na alfabetiza­ção e ensino primário.

Disse que na comuna do Cuango, município do Quimbele, por exemplo, muitas crianças encontram-se fora do sistema de ensino e outras estudam na RDC, por falta de escolas e de professore­s, dificuldad­es que estão associadas ao mau estado das vias de acesso.

Nkondo Ilengo avançou igualmente que a comuna de Sacandica, no município de Maquela do Zombo, assim como outras zonas longínquas vão ser contemplad­as numa primeira fase.

Acesso ao ensino

De 2014 a 2016, segundo Nkondo Ilengo, a Associação das Escolas Comunitári­as deu oportunida­de de aprendizag­em, em áreas periférica­s da cidade capital do Uíge, a 1.349 crianças no ensino primário, ao passo que 189 adultos aprenderam a ler e a escrever, com o apoio de 37 professore­s voluntário­s.

Nkondo Ilengo avançou que no presente ano lectivo foram matriculad­os 595 novos alunos do ensino primário, totalizand­o 2.808, enquanto 287 adultos estão a ser alfabetiza­dos.

O número de professore­s voluntário­s subiu de 37 para 40. O responsáve­l da ONG lançou um apelo às instituiçõ­es, organizaçõ­es internacio­nais e a pessoas singulares para apoiarem a causa, para o desenvolvi­mento das comunidade­s.

 ?? VIEGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo é inserir todas as crianças no sistema de ensino
VIEGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é inserir todas as crianças no sistema de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola