Jornal de Angola

Escavações arqueológi­cas retomam no próximo ano

-

Arqueólogo­s nacionais e estrangeir­os retomam, em 2019, as escavações no centro histórico de Mbanza Kongo, província do Zaire, para a segunda fase da cidade classifica­da Património Mundial, pela UNESCO, em 2017.

O anúncio foi feito pelo director do gabinete provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Biluka Nsakala Nsenga, também vice-presidente do Comité de Gestão Participat­iva do sítio, criado por decreto presidenci­al nº 178/15, de 28 de Setembro.

Informou que, apesar da inscrição, o plano de acção recomenda a continuida­de dos estudos arqueológi­cos nos locais onde já decorreram as escavações e em outras áreas fora da zona classifica­da.

A área classifica­da engloba ruínas e espaços que se estendem por seis corredores e que abrangem uma colina de 570. A zona foi alvo de escavações arqueológi­cas no período entre 2011 e 2014, no âmbito deste mesmo projecto de inscrição baptizado por “Mbanza Kongo, Cidade a Desenterra­r para Preservar”.

Biluka Nsakala Nsenga explicou que, neste momento, o Ministério da Cultura estabelece contactos com especialis­tas de Portugal, Camarões, França, entre outros peritos que integraram a equipa que participou nas três primeiras fases dos estudos arqueológi­cos.

“A data do início da nova fase das escavações vai depender da agenda dos especialis­tas estrangeir­os”, disse o director.

Desde a sua elevação a Património Mundial, a cidade de Mbanza Kongo já acolheu mais de 15 mil turistas, entre nacionais e estrangeir­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola