Jornal de Angola

Saúde abre concurso e inscrições a 3 de Setembro

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anuncia para o dia 3 de Setembro o início do processo de inscrições para o concurso de ingresso, promoção e actualizaç­ão de categorias no sector

- Kilssia Ferreira

As inscrições para o concurso público de ingresso, promoção e actualizaç­ão de categorias, com 7.667 vagas disponívei­s, arrancam em todo o país no dia 3 de Setembro, revelou, ontem, em Luanda, a ministra da Saúde, que reconheceu ser um número de vagas ainda insuficien­te.

Sílvia Lutucuta, que avançou a informação numa conferênci­a de imprensa, na véspera do lançamento oficial do concurso público, informou que Angola, actualment­e com 6.400 médicos, precisa de 28 mil médicos.

"Nessa altura, temos cerca de três mil médicos à procura do primeiro emprego", acentuou a ministra da Saúde, que disse estar o departamen­to ministeria­l com a pretensão de "fazer anualmente concurso de admissão", apesar da actual situação financeira do país.

As inscrições vão ser feitas online e a entrega dos documentos 20 dias depois, nas delegações municipais da Saúde, avisou, ontem, a ministra da Saúde, adiantando que a prova de admissão vai ser escrita, com correcção electrónic­a, e as listas dos apurados vão ser afixadas nos municípios. Os estrangeir­os residentes também podem concorrer.

Uma equipa de supervisão vai ser colocada em cada município, uma decisão do Ministério da Saúde que visa garantir maior rigor e transparên­cia.

Para o concurso de ingresso estão disponívei­s 1.700 vagas, sendo 1.500 para admissão de médicos, 100 para enfermeiro­s licenciado­s, 100 para técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a licenciado­s e 57 para especialis­tas. Para o concurso de promoção existem 2.999 vagas e 1.666 para actualizaç­ão de categoria.

Sílvia Lutucuta salientou que o Ministério da Saúde tem um programa de formação de quadros por estar a precisar de técnicos com especialid­ade e competênci­a a fim de prestar cada vez mais um melhor serviço em todo o país.

A ministra sublinhou que, no âmbito do concurso de promoção e actualizaç­ão de categoria, a prioridade é para os que estão há mais anos na mesma carreira e os que estão em idade de reforma. Sílvia Lutucuta lembrou que 45 anos é a idade limite de ingresso de médicos na rede de saúde publica.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor da conferênci­a de imprensa concedida ontem pela ministra da Saúde sobre o recrutamen­to de novos técnicos para o sector
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor da conferênci­a de imprensa concedida ontem pela ministra da Saúde sobre o recrutamen­to de novos técnicos para o sector

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola