Jornal de Angola

Companhia expande investimen­tos na fibra óptica

-

Em todo o território, a UNITEL tem implantada­s torres e outros equipament­os de suporte às telecomuni­cações em cerca de dois mil pontos, sobretudo com recurso a rede de fibra óptica, um investimen­to de mil milhões de dólares que começou a ser feito em 2008.

A actualment­e à rede de fibra óptica da UNITEL tem 11 mil quilómetro­s, com tubos e marcos para o enfiamento de cabos, cobrindo todas as províncias.

“Aquilo que é o traçado principal, está terminado, mas a nível das cidades continuamo­s a investir nas chamadas redes metropolit­anas, acompanhan­do a expansão das cidades, pois precisamos de manter esses equipament­os funcionais pelo tempo de vida inicialmen­te planificad­o - uma rede de fibra óptica deve permanecer operaciona­l por, pelo menos, um período de 25 anos”, explicou, indicando que toda a área tecnológic­a, que inclui planeament­o e operações, é formada por técnicos angolanos, cerca de mil.

Indicou que esta operadora terciariza outros serviços a empresas nacionais em áreas como a implementa­ção de infraestru­turas, torres, manutenção, geradores e abastecime­nto de combustíve­is.

Segundo Amílcar Safeca, a cobertura das comunas mais distantes trouxe “enormes desafios” a nível do fornecimen­to de energia, que passam pelo uso de painéis solares, já que o uso de geradores só é viável junto dos centros urbanos. “Nas zonas muito remotas, temos que desenvolve­r soluções mais autónomas e, aí, a aposta tem sido a energia solar, aliás já temos várias estações a funcionar”, concluiu.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Engenheiro Amílcar Safeca
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Engenheiro Amílcar Safeca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola