Jornal de Angola

Monitoriza­ção de secas e cheias é tema de seminário do Inamet

-

Um grupo de 16 técnicos de sistemas de informação geográfica e interpreta­ção de imagens de satélites vai ser treinado, a partir de hoje até sexta-feira, em Luanda, em técnicas de monitoriza­ção de secas e cheias e elaboração de boletins agrometere­ológicos.

A informação está num documento do Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, no qual se lê que a formação é resultante da parceria “Caminho Conjunto” entre Angola e a União Europeia.

Os técnicos vão também aumentar os conhecimen­tos sobre práticas de análise e interpreta­ção de imagens de satélite.

No âmbito da parceria, que tem como coordenado­r nacional o Ministério da Economia e Planeament­o, foram identifica­dos os sectores de Telecomuni­cações e Tecnologia de Informação, Energia e Águas, Agricultur­a, Ambiente, Turismo, Defesa e Segurança.

“Esta formação surge como contributo do Instituto Nacional de Meteorolog­ia para a disponibil­ização de informaçõe­s sobre monitoriza­ção do tempo e clima, para a planificaç­ão das actividade­s nos sectores acima referidos”, lê-se no documento.

Promovido pelo Instituto Nacional de Meteorolog­ia e Geofísica (INAMET), em parceria com o Centro Comum de investigaç­ão da União Europeia (JRC), a acção formativa vai ser ministrada pelo investigad­or italiano Ferdinando Urbano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola