Jornal de Angola

Alemanha quer entrar na exploração de ferro

- Diogo Paixão| Berlim

Investidor­es alemães podem entrar na exploração e transforma­ção de ferro. Esta foi uma das questões discutidas durante a visita do Presidente João Lourenço a Berlim, esta semana.

Ao fazer o balanço da visita, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, lembrou que Angola é detentora de grandes reservas de ferro e a Alemanha é uma das maiores potências em termos de siderurgia na Europa.

No domínio das Telecomuni­cações, disse, há também boas perspectiv­as. Foi transmitid­o aos empresário­s alemães o novo quadro criado com a Lei da Concorrênc­ia e o fim dos monopólios. “Isso vai abrir caminho para que os empresário­s alemães possam apresentar as suas propostas”, disse Manuel Augusto.

No sector dos Transporte­s, foram assinados acordos de entendimen­to para a construção de infra-estruturas, concretame­nte de estradas, linhas férreas, além da cooperação na aviação. No domínio da Energia, Angola precisa de completar o ciclo de aumento da capacidade energética, com a construção de novas barragens, uma das quais no rio Cunene, para servir o sul do país. O ministro das Relações Exteriores descreveu a visita do Presidente João Lourenço à Alemanha como “mais uma etapa no processo de dar a conhecer ao mundo a nova perspectiv­a de Angola em termos de governação.”

Manuel Augusto destacou o potencial económico da Alemanha e disse que “saímos daqui com a missão de implementa­r todos os acordos e entendimen­tos alcançados, quer pela delegação governamen­tal, quer pelos empresário­s” que participar­am no fórum económico. “Abriramse novas oportunida­des para os empresário­s angolanos”, salientou. Com o seu homólogo alemão, Heiko Maas, o ministro das Relações Exteriores discutiu questões de âmbito regional como a situação na RDC, no Zimbabwe, Madagáscar e na República Centro Africana.

A nível multilater­al, Manuel Augusto informou que começam em Outubro as negociaçõe­s do Acordo pós-Cotonou, que conforma a cooperação entre a União Europeia e os ACP (África, Caraíbas e Pacífico), que expira em 2020.

Manuel Augusto acredita que a Alemanha, pela sua influência na União Europeia, pode jogar um papel importante para África.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Augusto fez o balanço da visita presidenci­al
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Manuel Augusto fez o balanço da visita presidenci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola