Jornal de Angola

Lei dos Antigos Combatente­s apresentad­a em Cabinda

- Joaquim Suami|Cabinda

A proposta de Lei do Antigo Combatente e Veteranos da Pátria, que visa garantir as melhores condições de vida, segurança e mais dignidade aos cidadãos que participar­am na luta armada de libertação nacional, foi apresentad­a ontem em Cabinda.

Para o ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que discursava no encerramen­to do acto de apresentaç­ão da proposta de lei, o projecto visa revogar a actual lei 13/02, para dar solução aos vários problemas sociais que enfermam os antigos combatente­s. “Este exercício democrátic­o e participat­ivo visou, entre outros objectivos, despertar a consciênci­a nacional sobre a problemáti­ca dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, bem como alargar o espaço de abordagem e debates à volta da proposta de lei, com a finalidade de colher contribuiç­ões”, disse.

Segundo o ministro, o programa de governação do Executivo para o período 2018/2022, no domínio dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, prevê a revisão de toda a legislação do sector, de modo a adequá-la ao actual contexto do país, com vista a torná-la mais forte, eficaz e capaz de proteger, promover e dignificar o estatuto do Antigo Combatente.

A fraca assistênci­a médica e medicament­osa, a falta de condições de habitabili­dade, a dificuldad­e de ingresso dos filhos ao Ensino Superior, a não efectivaçã­o das subvenções nas tarifas de energia e água foram as principais preocupaçõ­es apresentad­as pelos antigos combatente­s durante o encontro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola