Jornal de Angola

Candidato Jair Bolsonaro pode ser julgado por racismo

-

O deputado Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas sondagens de intenção de voto das eleições do Brasil, pode ser julgado na próxima semana num processo em que é acusado do crime de racismo.

O juiz Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou um pedido para adiantar o julgamento, na sequência de uma petição dos advogados de defesa de Bolsonaro e marcou a sessão para 28 de Agosto.

Em causa está uma conferênci­a realizada pelo candidato no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em Abril de 2017 em que, perante uma audiência de 300 pessoas, Bolsonaro supostamen­te teria usado expressões de natureza discrimina­tória contra negros quilombola­s.

Os negros quilombola­s são os descendent­es de escravos negros que fugiram antes da abolição e vivem em pequenas comunidade­s rurais do interior do país, em áreas demarcadas.

O processo contra o candidato foi aberto a pedido da Procurador­ia-Geral da República (PGR) em Abril.

Na denúncia, a PGR reproduziu vários excertos do discurso de Bolsonaro no Clube Hebraica, e em que o candidato à Presidênci­a do Brasil referiu que os descendent­es de escravos negros do Brasil “não fazem nada e são inúteis, nem mesmo procriam”.

Se for condenado, Bolsonaro pode cumprir pena de prisão de um a três anos e terá de pagar no mínimo 400 mil reais (cerca de 95 mil euros) por danos morais colectivos. Aquando da acusação, assessores de Bolsonaro assegurara­m que a acção da PGR contra ele era “infundada”.

“Ataque infundado, cujo objectivo é gerar informaçõe­s sensaciona­listas para denegrir a imagem de quem, de facto, é o maior fenómeno da política do Brasil nos últimos anos”, disseram em comunicado.

No processo, os advogados do candidato também alegaram que a denúncia era “oportunist­a” pois Bolsonaro aparece em segundo lugar ou lidera as sondagens de intenção de voto para as presidenci­ais no cenário em que a candidatur­a do ex-Presidente Lula da Silva é rejeitada por imposição legal.

 ?? DR ?? Sessão de julgamento marcada para terça-feira
DR Sessão de julgamento marcada para terça-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola