Jornal de Angola

AGT pede mais contribuiç­ões em Ondjiva

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

O Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA), cuja proposta de lei esteve em consulta pública no país, requer maior contribuiç­ão dos cidadãos para o seu enriquecim­ento, disse na quarta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, Leandro Cruz, técnico da Administra­ção Geral Tributária (AGT).

Leandro Cruz, que falava no acto de auscultaçã­o pública da proposta de Lei do Código do IVA, disse que se pretende, com este exercício, recolher o maior número possível de contribuiç­ões, para melhor vincular a Nação a essa nova realidade em matéria de contribuiç­ão fiscal.

Na ocasião, o técnico tributário reconheceu haver um défice no domínio da lei por parte dos angolanos, daí considerar necessária a adesão da população a esse processo de consulta pública, para que a informação flua até às comunidade­s rurais.

Leandro Cruz informou os participan­tes que o IVA entra já nas contas do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano de 2019 e será de carácter obrigatóri­o para os contribuin­tes cadastrado­s na Repartição Fiscal dos Grandes Contribuin­tes.

O governador da província do Cunene, Kundi Paihama, disse tratar-se de uma matéria nova, que deve ser do interesse de toda sociedade, em particular dos contribuin­tes da região, para terem consciênci­a de que a AGT é um órgão importante para a acção do Governo, no quadro da arrecadaçã­o de receitas para os cofres do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola