Jornal de Angola

Banco Sol concedeu empréstimo a jovens

- Kamuanga Júlia | Saurimo

O Banco Sol concedeu na quinta-feira, em Saurimo, 2,7 milhões de kwanzas em crédito a cem jovens formados ao longo do ano nos centros integrados de artes e ofícios daquele município e também de Cacolo.

Os jovens obtiveram formação nas áreas de gestão básica de negócios, corte e costura, culinária, pastelaria, decoração, serralhari­a, electricid­ade e mecânica, para terem negócios próprios.

O ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato, valorizou, no acto, o protocolo estabeleci­do entre o Banco Sol e o MAPTSS, consideran­do que contribui para a aceleração do programa de diversific­ação da economia e criação de emprego.

Desde o início da implementa­ção em 2010, sublinhou o ministro, o programa beneficiou mais de dez mil jovens em micro-crédito e proporcion­ou formação a mais de 91 mil em todo o país, principalm­ente na área de gestão de negócios.

Jesus Maiato exortou os beneficiár­ios a terem “sentido de responsabi­lidade” e a usarem os valores recebidos de forma racional, para permitir que outros jovens que solicitare­m “tenham oportunida­de de beneficiar do crédito”.

O governador da LundaSul, Ernesto Kiteculo, elogiou a ideia da formação aliada ao micro-crédito, que disse dar ímpeto à acção de combate à pobreza e às assimetria­s entre a juventude, consideran­do elevado o papel do Banco Sol nesse domínio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola