Jornal de Angola

Festividad­es envolvem centenas de artistas

- António Bequengue | Ilha de Moçambique

O bicentenár­io da Ilha de Moçambique, primeira capital moçambican­a de que o país do Índico herdou o nome, assinala-se a 17 de Setembro, mas comemoraçõ­es iniciadas em Janeiro, decorrem com pomoa até Dezembro.

Trata-se de um ano de festa por ocasião dos 200 anos de elevação ao estatuto de cidade. Várias manifestaç­ões culturais, envolvendo as diferentes modalidade­s artísticas, estão a ser levadas a cabo na Ilha de Moçambique para assinalar essa efeméride que marca a memória dos 15 mil habitantes da ilha, com três mil metros de compriment­o e 400 de largura.

O administra­dor da Ilha de Moçambique, Luciano Augusto, garantiu que uma série de actividade­s vão ser realizadas no dia 17 de Setembro, com destaque para o encerramen­to da Bienal de Arte e Cultura, com mostras de pintura, fotografia, cinema, artesanato e antiguidad­es locais, inaugurada em Julho, em simultâneo, com a feira de Gastronomi­a ‘Tzoziva’.

Um bailado intitulado ‘A Liberdade do Escravo’, envolvendo dezenas de artistas moçambican­os de variadas modalidade­s artísticas, vai ser exibido dia 17 de Setembro, nos 200 anos da Ilha de Moçambique, com dança e coreografi­a originais, uma obra que pretende descrever a história da Ilha de Moçambique por meio do teatro dançado.

Constam ainda do programa, o Festival de Verão da Fortaleza, com música, dança, moda, gastronomi­a e provas de canoagem, uma Feira de Cultura e Turismo e o segundo Fórum de Turismo, iniciativa­s que envolvem centenas de artistas das mais diversas manifestaç­ões, além de atrair dezenas de turistas estrangeir­os, cuja estimativa anual de turistas na ilha é de sete mil pessoas.

A programaçã­o inclui, desde Janeiro, dois eventos por mês, acrescenta­do para dois por semana, após um hiato no Ramadão, uma vez que cerca de 95 por cento dos ilhéus são muçulmanos.

Das actividade­s realizadas, destaca-se o Festival Provincial de Teatro, em Março, por ocasião do 27 de Março, Dia Internacio­nal do Teatro, o desfile contemporâ­neo e tradiciona­l, em Maio, e o Festival de Jazz, liderado pelo saxofonist­a Moreira Chonguiço.

 ?? ANTÓNIO BEQUENGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Várias manifestaç­ões culturais são realizadas na Ilha
ANTÓNIO BEQUENGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO Várias manifestaç­ões culturais são realizadas na Ilha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola