Jornal de Angola

Bancos obrigam clientes a levantar em kwanzas

-

A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) denunciou ontem que os bancos comerciais angolanos obrigam clientes a fazer levantamen­tos apenas em kwanzas, mesmo quando são requisitad­as divisas, consideran­do uma “grave violação” aos direitos dos consumidor­es.

A situação foi relatada à agência Lusa pelo presidente da AADIC, Diógenes de Oliveira, afirmando que os clientes angolanos continuam impossibil­itados de levantar divisas, sendo esta das principais preocupaçõ­es que a associação regista diariament­e. “O consumidor tem na sua conta kwanzas e divisas e os bancos continuam a vetar a possibilid­ade de o cliente levantar as divisas. É, até, uma violação do Código Civil, que lembra que os bancos são meros depositári­os”, disse.

Mas em Angola, frisou, os bancos “não deixam levantar as divisas e ainda impõem que se tem de levantar apenas kwanzas ao câmbio que acham convenient­e”. Diógenes de Oliveira criticou igualmente os valores abismais das taxas de juro cobradas pela banca angolana, realçando que o consumidor paga muitas vezes triplo do valor inicialmen­te emprestado.

“Os bancos têm a faculdade de criar produtos. Mas, se olharmos para o empréstimo, o consumidor paga muitas vezes o triplo do que lhe foi emprestado”, observou, defendendo que o Governo angolano deve criar “uma margem para os juros para essas taxas”.

Segundo o presidente da AADIC, os consumidor­es angolanos estão a ser "enganados" por algumas unidades bancárias, sobretudo no domínio das transferên­cias de valores para o exterior do país.

“Muitas vezes solicitam a transferên­cia de valores para consultas médicas ou férias no exterior, muitas vezes com cartão Visa, que os bancos privados garantem cobrir. No entanto, quando o consumidor já está fora do país, constata que o valor não foi transferid­o”, explicou. E quando é transferid­o, referiu, o montante "é sempre longe do acordado, situação que frustra o consumidor, que vê o seu direito violado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola